Antes disponível apenas nos EUA e Reino Unido, selo especial "Verificação de Fatos" agora aparecerá em buscas de notícias pelo mundo no Google News.

O Google está pronto para liberar seu selo de verificação de fatos em edições do Google News pelo mundo após introduzir o recurso em outubro do ano passado nos EUA e Reino Unido. O aviso em questão aparecerá em todos os idiomas suportados pela gigante de buscas.

Quando você estiver buscando por um assunto que tiver sido respondido por uma fonte usando o rótulo de verificação de fatos, a página de resultados do Google incluirá um fragmento com três componentes: informações sobre a alegação sendo feito, quem fez a alegação, e se a alegação é verdadeira, falsa, ou algo entre as duas coisas. Também pode aparecer em um agrupamento no Google News com o termo “Verificação de Fatos” (“Fact Check”) antes da manchete.

A companhia de Mountain View alerta que o selo de verificação de fatos não aparecerá para toda teoria da conspiração maluca ou notícia estranha. Uma busca por “A terra é plana”, por exemplo, não trouxe nenhum rótulo de verificação de fatos. 

Para um site poder receber o rótulo de verificação de fatos, ele precisa incluir a remarcação ClaimReview, da Schema.org, no seu HTML.

A história por trás da história

O problema, no entanto, é que o defensor de uma teoria da conspiração absurda pode eventualmente conseguir o rótulo de verificação de fatos do Google, pelo menos por algum tempo. 

No entanto, o Google está disposto a usar seu poder como a ferramenta de buscas mais popular do mundo contra possíveis fraudes. A página de suporte do Google diz que, caso um site não atenda aos padrões da empresa de verificação de fatos, a ferramenta de buscas pode ignorar a remarcação do Publisher ou remover o site do Google News.

 

 

Fonte: I.D.G

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...