O Google lançou recentemente um aplicativo dedicado a ajudar seus usuários a economizar dados móveis. Chamado de Triangle, o app facilita o processo de escolher quais programas poderão acessar as redes 3G e 4G no dispositivo.

Além de limitar o acesso a dados por alguns aplicativos, o Triangle também oferece uma série de recursos de monitoramento do seu consumo. Ele também permite que você dê acesso por tempo limitado a alguns aplicativos. Por exemplo, você pode deixar o Facebook usar dados irrestritamente por 30 minutos; quando o tempo acabar, o app te avisa, permitindo que você suspenda ou renove o uso de dados. As imagens abaixo mostram alguns dos recursos:

Por meio do aplicativo, algumas operadoras também podem oferecer bônus de dados aos seus clientes. De acordo com o Android Police, as operadoras Globe e Smart permitem que seus clientes usem o Triangle para conseguir bônus de 10 MB ou 15 MB ao instalar e usar determinados aplicativos. Com isso, os desenvolvedores podem promover seus aplicativos por meio das operadoras.

Disponibilidade

Embora o Triangle já esteja disponível na Play Store, ele por enquanto só pode ser instalado por usuários do Android nas Filipinas. O The Next Web opina que os recursos do app fazem com que ele seja mais indicado para países em desenvolvimento, que ainda oferecem aos usuários planos relativamente restritos de dados móveis - e o Brasil entraria nessa categoria, indicando que o app pode chegar aqui em breve.

Mesmo assim, o APK do Triangle já pode ser baixado por meio deste link. Vale notar, porém, que para instalá-lo será necessário mudar a configuração do Android que só permite instalar aplicativos baixados da Play Store. Para saber como fazer isso, veja aqui.

 

 


Fonte: Olhar Digital