Google Chrome 62 é lançado com suporte a fontes OpenType e recursos úteis para programadores

A Google acaba de anunciou ontem (17) a versão 62 de seu navegador Chrome. Embora a maioria das novidades presentes no browser sejam voltadas aos desenvolvedores, alguns incrementos são bem interessantes para o público em geral.

O principal deles tem relação com a segurança de dados: A partir de agora, sempre que você visitar uma página que não trabalhe com o protocolo HTTPS, o software emitirá um aviso na barra de navegação lhe alertando de que aquele site não é seguro. Com isso, você pode evitar inserir informações sensíveis e ser vítima de crimes cibernéticos.

Além disso, o Google Chrome 62 finalmente ganhou suporte a fontes OpenType (OTF), que nada mais são do que um único arquivo contendo diversas variantes visuais de uma mesma tipografia (negrito, itálico etc.). Isso significa que os programadores poderão criar websites e aplicações web usando uma quantidade menor de arquivos, resultando em páginas mais leves e que carregarão com maior agilidade em conexões lentas.

E, por falar em conexões lentas, a API de informações sobre redes também ganhou melhorias. Imagine, por exemplo, que o seu notebook está conectado em uma rede WiFi criada via um hotspot de um celular com rede 2G. Até então, o navegador simplesmente indicava à aplicação que você estava em uma rede wireless. A partir de agora, a API fornecerá dados mais precisos sobre a velocidade da conexão do usuário, permitindo a otimização das páginas e sites visitadas para que eles fiquem mais leves e acessíveis.

Bom para os dois lados

Como dissemos anteriormente, as novidades do Chrome 62 são voltadas aos desenvolvedores, mas isso também significa que a partir de agora eles poderão criar sites e apps que serão executados com maior agilidade ao usuário final. A mais recente build do navegador pode ser baixada através dele mesmo, na janela de configurações; porém, caso prefira, é possível baixar a atualização pelo site www.google.com/chrome.

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...