Cada estilo conta uma história. Conheça a moda sob um novo olhar com o Google.

Aprenda a construir Bots no Google Assistente

O Assistente do Google é Inteligência Artificial pura, sabemos disso. Até pouco tempo, ele estava limitado ao que o próprio Google oferecia em sua base de recursos, e nem sempre há algo que realmente achamos útil por lá. A partir de agora, você pode criar seus próprios bots dentro da ferramenta.

O que é Inteligência Artificial

Com o nome de "Actions on Google", o serviço ainda não está disponível em português, mas não é muito difícil de interagir com ele mesmo no Inglês. Ao acessar o console do serviço logado em sua conta Google, o serviço convida você a criar seu primeiro projeto para o Google Assistente.

Clicando no + você começa seu projeto dando um nome a ele e informando seu país de origem.

A partir de então basta escolher o que você quer fazer com o seu bot. É possível usar a ferramenta Dialogflow, um construtor de diálogos, configurar um SDK ou construir uma interação com a inteligência artificial mais complexa. Há também templates para que você faça algo com mais facilidade e explore a ferramenta antes de começar. No site principal há diversos outros guias e até exemplos já prontos para conhecer.

Eu escolhi os Flash Cards, uma ferramenta legal para quem quer estudar, pois apresenta um jogo de perguntas e respostas, com direito a dicas. Você escolhe uma personalidade para o seu bot e a seguir o serviço pede que você associe uma planilha com as informações para serem utilizadas.

Se você não souber como criar a planilha, basta escolher "Make a copy of the pre-filed Google Sheet for editing" (faça uma cópia da planilha pré-preenchida do Google para edição) e você fará uma cópia da planilha modelo do Google.

Uma abaixo da outra, em "Question" você escrever as perguntas; em "Answer", as respostas; em "Hint", dicas para responder caso erre e em "Follow up", alguma informação adicional sobre a resposta.

Passe na aba "Configurations" e dê título para a sua ação, neste caso, um jogo, e diga quantas perguntas são, o nome das perguntas e o nome das respostas.

Pegue o link compartilhável da sua planilha e cole na ferramenta. Clique em "Upload" que o Google vai ler seu documento, identificando quantas perguntas encontrou.

O próximo passo é clicar em "Test app". Você pode interagir com sua nova ferramenta diretamente pelo navegador do computador.

Mas, o mais legal, é você já pode testar seu bot no smartphone. Logado em sua conta, é indicado que você mude o idioma do smartphone para o Inglês (para isso, vá em Configurações > Idiomas e entrada > Idiomas e escolha o Inglês.

Mas, o mais legal, é você já pode testar seu bot no smartphone. Logado em sua conta, é indicado que você mude o idioma do smartphone para o Inglês (para isso, vá em Configurações > Idiomas e entrada > Idiomas e escolha o Inglês.