Projeto da Google Leva-nos a visitar virtualmente monumentos ameaçados.

Resultado de imagem para Open Heritage google

Monumentos ameaçados pela guerra, por desastres naturais e pela degradação do tempo são o alvo dum projeto que usa mapeamento em três dimensões com laser para os recriar virtualmente.

Chamado Open Heritage, permite visitas virtuais a monumentos edificados e naturais em risco com precisão milimétrica, afirmou a empresa Google, que é a parceira do projeto com a organização não-governamental CyArk, que já faz esse trabalho desde 2003.

Foi a destruição pelos fundamentalistas talibãs de estátuas de Buda com 1.500 anos no Afeganistão que levou à criação da Cyark, que já recriou em três dimensões de monumentos como a cidade de Teotihuacan ou o memorial de Lincoln, em Washington.

Resultado de imagem para Open Heritage google

Os modelos e recriações estão disponíveis na Internet e podem ser vistos em qualquer computador, telemóvel ou dispositivo de realidade virtual, permitindo simular vistas de vários monumentos mundiais.

Os templos de Bagan, em Myanmar, o complexo de ruínas maias de Chichén Itzá, no México, ou a Cidade Velha, de Cabo Verde, são outros locais que podem ser visitados no site do projeto.

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...