Google está testando em sua loja de apps.

A Google começou a testar um novo visual para sua loja de aplicativos. É o que indica a versão mais recente do próprio aplicativo da Play Store, que está na versão 9.7.11, mas não é tão fácil usá-lo tão rapidamente.

Para ativar a nova interface é necessário destrinchar o código-fonte e então ativar manualmente o recurso, trabalho bastante árduo que uma equipe norte-americana realizou para mostrar como a empresa vem trabalhando uma possível repaginação da concorrente da App Store.

Nela é possível observar que o verde foi deixado de lado. Agora está tudo mais "limpo", cores são usadas o mínimo possível e só quando necessário para indicar botões ou áreas selecionadas. O branco toma conta, e tudo lembra bastante o visual testado nas buscas recentemente.

Outra mudança observada é no menu lateral, chamado de menu hambúrguer: os botões coloridos ganham um cinza, e algumas funções mudam de lugar: a lista de desejos vai para a primeira grade de opções, e os aplicativos Google (Filmes, Livros, Música, e Notícias) pulam pro final da lista.

Outra novidade, essa ainda não implementada na interface, é que a Google está testando oferecer versões mais leves de apps quando o usuário acessar a Play Store. Assim, se for identificado um hardware modesto, a loja poderá sinalizar, por exemplo, que você pode instalar o Facebook Lite ao invés do aplicativo convencional, o que lembra bastante a proposta do Android Go.

Vale lembrar, as novidades estão em testes tão iniciais que só alterando variáveis no código da loja a equipe conseguiu acesso ao novo visual. Com isso, a novidade poderá não ser oficializada, e se o for, pode levar algum tempo ainda. Mas se você quer novidades Google, fique de olho, pois na próxima terça-feira (24) a empresa agendou um evento no Brasil!