A Google vai descontinuar quatro serviços nos próximos dias: Google+, Allo, Inbox e o encurtador de URL. Os serviços são poucos usados, contudo, alguns fãs dos produtos provavelmente vão lamentar pelas redes sociais — principalmente o encurtador de URL.

O Google Allo será desligado amanhã, dia 12 de março. Foi a tentativa da companhia em unir serviços do Assistente e comandos de voz para bater de frente contra o WhatsApp e Telegram. Ele teve um bom começo, porém, hoje falha por não ter um bom número de usuários ativos.

Já o Inbox, cliente para emails do Gmail, provavelmente não fará falta. Com menos usuários ativos ainda, a Google não entregou uma data específica para o desligamento, apenas que isso será feito nas próximas semanas.

O encurtador de URL “goog.gl” vai para o saco no dia 30 de março. Os links já criados ainda funcionarão, mas novos não poderão ser criados. Atualmente, não é possível nem se registrar no site. Agora, a Google vai focar no Firebase Dynamic Links.

Google+, a rede social que praticamente ninguém sabia que existia ainda — nessa hora a base de fãs fica irritada —, deixa a internet no dia 2 de abril. Vale relembrar que a Google ainda tentou engrossar o caldo ao integrar o Google+ nos comentários do YouTube. Falhou.

Diversos riscos de segurança, vazamentos de senhas e dados, além de uma base de usuários pequenas foram os pontos críticos para o fechamento do Google+.

Fonte: 9TO5GOOGLE