Google Desktop


A resposta rápida

Em Preferências do Google Desktop, verifique se você ativou a Indexação de conteúdo e a pesquisa para esse tipo específico de arquivo.

Há alguns motivos comuns pelos quais o Google Desktop não consegue localizar um arquivo específico:

Não podemos indexar o conteúdo desse tipo de arquivo. O Google Desktop pesquisa o texto completo dos seguintes tipos de arquivo:

  • PDF
  • Texto
  • HTML
  • Zip
  • Arquivos do Microsoft Word, Excel e PowerPoint
  • Metadados para arquivos de áudio e vídeo (como informações sobre o artista e o álbum)
  • Os nomes de arquivos da maioria dos outros arquivos em seus discos rígidos internos e das unidades externas ou de rede que você especificou para o Google Desktop pesquisar


A indexação de conteúdo ou de tipos de arquivos específicos está desativada. Se a indexação estiver desativada, você ainda poderá usar o Google Desktop para pesquisar e abrir aplicativos, mas os conteúdos dos arquivos não serão indexados. Para verificar se você não desativou a indexação, siga estas etapas:

  1. Na página inicial do Google Desktop, clique no link Preferências do Google Desktop.

  2. Selecione a guia Pesquisa no Desktop. Se estiver usando uma versão anterior do Google Desktop, selecione "Indexação local".

  3. Marque a caixa de seleção ao lado de Ativar a indexação de conteúdo para novos itens. Para versões anteriores do Google Desktop, desmarque a caixa ao lado de "Desativar indexação".

  4. Verifique se todos os tipos de arquivo relevantes estão selecionados na seção Tipos de pesquisa.

  5. Clique em Salvar preferências.

Antes de encontrar o arquivo, o Google Desktop atingiu o seu limite de indexação de arquivos. O Google Desktop indexará apenas 100.000 arquivos por unidade durante o período inicial de indexação. Se você tiver mais de 100.000 arquivos em uma unidade específica, o Google Desktop não indexará todos durante o período inicial de indexação. No entanto, o Google Desktop adicionará arquivos ao seu índice durante a indexação em tempo real se você movê-los ou abri-los.

O arquivo está em uma unidade externa, de rede ou mapeada que você não pediu para o Google Desktop pesquisar. Observação: para adicionar arquivos localizados em unidades externas ou de rede, você precisará ativar a "Indexação avançada" nas preferências do Desktop. O Google Desktop pesquisará os arquivos em unidades somente depois de você tê-los adicionado a suas preferências de "Locais de pesquisa". Para unidades de rede ou mapeadas que você não tenha selecionado, o Desktop pesquisará somente arquivos do Microsoft Office (não arquivos PDF, TXT ou MP3) que você abrir, criar ou salvar depois de instalar o Google Desktop.


O arquivo está localizado em algum lugar onde o Google Desktop não pesquisa. O Desktop não pesquisa arquivos localizados em pastas ocultas. Para descobrir se uma pasta está oculta, clique com o botão direito do mouse na pasta, selecione Propriedades e vá para a seção "Atributos". Se uma pasta estiver oculta, você poderá exibi-la desmarcando a caixa ao lado de Ocultar. Depois que você tiver feito essa alteração, será necessário indexar novamente para viabilizar a pesquisa desses arquivos nesta pasta.


Você está procurando uma palavra que aparece no fim de um arquivo PDF muito longo. Se o arquivo estiver indexado, você poderá localizá-lo procurando pelo nome desse arquivo. No entanto, se você estiver procurando uma palavra dentro do arquivo, observe que o Google Desktop procura apenas os primeiros 75 mil caracteres. Em alguns casos, o Google Desktop poderá indexar um número ligeiramente menor de palavras para economizar espaço no índice de pesquisa e no disco rígido.

Se nenhuma das explicações acima se aplicar, envie-nos as seguintes informações para que possamos investigar melhor:

  1. Onde o arquivo está localizado? Forneça o caminho exato. Por exemplo: D:\Memórias do Havaí\Junho 2004\Diário.doc

  2. Que termos de pesquisa você usou para procurar o arquivo?

  3. Tente pesquisar usando o nome completo do arquivo. Isso retorna algum resultado?

  4. Se possível, envie-nos uma cópia do arquivo.

  5. Você consegue localizar outros arquivos na mesma pasta?

  6. Quantos arquivos o Google Desktop indexou? Para obter esse número, visite a página inicial do Google Desktop e clique no link "Status do índice" na parte inferior da página. Copie e cole os dados dessa página e envie-os para nós.

  7. Qual é o tamanho da sua pasta do Google Desktop? Para descobrir, clique duas vezes em "Meu computador" na área de trabalho do Windows, selecione "Disco local (C:)", e em "Documents and Settings" >"" > "Configurações locais" > "Dados de aplicativos" > "Google". Clique com o botão direito do mouse na pasta "Google Desktop" e selecione "Propriedades". Nessa janela, você verá uma seção "Tamanho".


Fonte: http://support.google.com/desktop/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=13754&topic=1633673&ctx=topic