Google ReaderGoogle Reader

 

Feed ReaderGoogle Reader é uma aplicação web oferecida pela empresa Google que tem uma função de leitor de feeds (RSS). O serviço caracteriza-se por ter uma interface - GUI - limpa e objetiva, fato encontrado também em outros serviços da empresa. Foi lançado oficialmente no dia 7 de outubro de 2005 e graduado em 17 de setembro de 2007.

Está disponível, além de em inglês, também em português do Brasil.A maior atualização no Google Reader foi realizada em 28 de setembro de 2006. Em uma entrevista com Robert Scoble, Nick Baum gerente do produto, diz que a idéia é tornar o mundo das notícias em algo fácil e divertido de se desfrutar com eficiência.[1]

Aqui estão algumas das características que foram incluídas no Google Reader desde que foi lançado:

  • Uma página principal onde o usuário pode visualizar um resumo dos itens não lidos;
  • Importação e exportação em lista das subscrições (ou assinaturas) em formato OPML;
  • Atalhos de teclado para as principais funções;
  • Possibilidade de visualizar os itens em formato de lista ou expandido (mostrando apenas o título ou todo o conteúdo do feed, respectivamente);
  • Marcar automaticamente os itens lidos de acordo com o rolar da página, quando em visualização expandida;
  • E uma das principais atualizações, a busca personalizada ou em todos os feeds já lidos de conteúdo, com a qualidade de buscas do Google.

Organização

Os usuários podem adicionar novos feeds usando a própria busca interna do produto, ou fornecendo a URL exata do feed RSS ou ATOM que deseja assinar. Novos posts dos feeds assinados são destacados na tela, sendo possível ler apenas estes. O usuário também pode classificar a lista de subscrições por data ou relevância. Além do mais, os itens podem ser organizados com "labels", bem como ser assinalados com "estrelas" (sistema também utilizado no Gmail), para facilitar posterior acesso.