Depois de milhões de pessoas ficarem suscetíveis a um ataque phishing tendo como alvo o Gmail, o Google está tomando os passos necessários para garantir que o próximo ataque não seja tão difundido. 

E-mails com os ataques, que circularam por cerca de três horas antes de o Google barrá-los, convidava o remetente a abrir o que parecia ser uma extensão para o Google Docs, um convite com uma caixa azul que dizia: “Abra o Docs”. Na verdade, o link levava a um aplicativo que pedia aos usuários permissão para acessar suas contas do Gmail. 

Em um post publicado no blog G Suite Updates, onde a companhia descreve "Tornando o e-mail mais seguro com verificações de segurança anti-phishing no Android", o Google explica que introduzirá nesta semana um novo recurso de segurança no aplicativo para Android que ajudará a identificar sites falsos que estão buscando enganar usuários para revelar informações pessoais. 

 A forma como funcionará é similar aos alertas que você recebe quando navega para um site suspeito no Chrome. Quando você clica em um link suspeito em uma mensagem, o Google irá te mostrar um alerta que diz "O site que você está tentando visitar foi identificado como falso, destinado a enganá-lo para divulgar informações financeiras, pessoais ou outras informações confidenciais." Assim como o Chrome, ele lhe dará a opção de continuar para a página e relatar o aviso como incorreto.

Enquanto ainda não está claro quantas pessoas clicaram no link para o Google Doc em aparelhos Android, esse movimento certamente parece ser uma resposta ao ataque desta semana. Em um comunicado, o Google disse que "tomou medidas para proteger os usuários contra uma campanha de spam por e-mail representando o Google Docs" e que o esquema afetou "menos de 0,1% dos usuários do Gmail ". 

No entanto, com base nos bilhões de usuários do Gmail em todo o mundo, qualquer pessoa que clicar no link do Google Doc deve alterar sua senha imediatamente e revogar o acesso ao aplicativo fraudulento "Google Docs" nas configurações da Conta do Google.

Por que isso é importante

Ataques phishing são  um fato intrínseco à vida na web, mas o esquema do Google Doc nesta semana foi particularmente sofisticado. As etapas que o Google está tomando aqui são boas, e esperamos ver as mesmas medidas de segurança adicionadas aos aplicativos do Gmail no iOS e na web. 

 

 

 

Fonte: M ichael S imon

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...