Quando a Terra é vista do espaço, podemos ver que nosso planeta é mais azul que verde.
Dos diversos organismos que chamam o oceano de lar, às formas complexas de estabilizar o clima, nossa sobrevivência está inegavelmente entrelaçada com a saúde de nossos oceanos.
Grande parte do oceano é severamente explorada com algumas espécies que estão à beira do colapso. Ao aproveitar o big data e a inteligência artificial, o Global Fishing Watch , uma plataforma fundada pelo Google, pela Skytruth e pela Oceana, forneceu a primeira visão quase em tempo real das atividades de pesca em larga escala em todo o mundo. Lançado em 2016 , provou ser uma ferramenta crítica para a gestão da população de peixes e na proteção de habitats marinhos críticos . Hoje estamos adicionando duas novas camadas de dados para aumentar a transparência e a conscientização sobre a atividade de pesca, a fim de influenciar políticas sustentáveis.
Revelando navio encontro no mar
A pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU) é responsável por cerca de US $ 23,5 bilhões anuais em peixes (um em cada cinco peixes que são comercializados). O transporte - um dos métodos usados para conduzir as práticas de pesca INN - ocorre quando O navio descarrega as suas capturas numa embarcação refrigerada no mar, facilitando a combinação de peixe capturado ilegalmente com legítimo marisco. Isso normalmente ocorre em regiões de jurisdição pouco clara ou fora das águas nacionais de um país. Muitas vezes, não é relatada e não é notada e, às vezes, fornece cobertura para questões de direitos humanos de trabalho escravo e tráfico.
Ao usar o aprendizado de máquina para classificar mais de 300 mil embarcações em 12 tipos, podemos identificar quando um navio de pesca está ao lado de navios frigoríficos por um período de tempo suficiente para um transbordo. As regulamentações variam muito para transbordo, portanto os dados não sugerem ilegalidade - em vez disso, revelam padrões e pontos críticos onde ocorrem eventos, as embarcações envolvidas e fornecem uma nova perspectiva para essa prática às vezes abusada para investigações adicionais em torno de incidentes específicos, bem como políticas gerais. discussões.
Encontros próximos: Cada círculo rosa no mapa representa um encontro entre dois vasos. Ao ampliar os círculos, é possível identificar as embarcações e rastrear sua jornada.
Iluminando a Dark Fleet
Nem todas as embarcações de pesca transportam dispositivos de transmissão GPS como o Automatic Identification Systems (AIS), e há complicações técnicas em algumas regiões densas que impedem a recepção total. Portanto, obter um quadro abrangente da atividade pesqueira é um desafio.
O Global Fishing Watch agora publica a localização de navios bem iluminados que operam à noite A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) produz esses dados de satélites meteorológicos que fazem imagens de toda a Terra todas as noites que são sensíveis o suficiente para detectar a luz emitida por um único embarcação. Por exemplo, Squid Jiggers - uma prática mal regulada em muitas regiões - pesca à noite, iluminando a superfície da água para atrair sua captura. Essas operações vão desde pequenos barcos de madeira com luzes básicas até grandes embarcações industriais com o equivalente a iluminação de estádios esportivos. Embora não tenhamos nenhuma característica identificadora ou visual da embarcação detectada, ela nos permite mostrar um adicional de 10 a 20 mil barcos para uma visão mais completa das atividades pesqueiras.
O Google foi um dos fundadores do Global Fishing Watch desde o início, trazendo a mais recente tecnologia de aprendizado de máquina e computação em nuvem para criar uma visão sem precedentes das interações humanas com os recursos naturais dos oceanos. A pesca, uma indústria tradicionalmente opaca, está introduzindo uma nova onda de transparência, impulsionada pelas demandas do consumidor e do mercado e possibilitada pela tecnologia.
Fonte: Blog Google