Perca-se no novo Timelapse da Terra, agora no celular

Hoje apresentamos várias atualizações do Timelapse do Google Earth , um vídeo de lapso de tempo com zoom global que permite a qualquer pessoa explorar os últimos 35 anos da nossa superfície em constante mudança do planeta - da escala global à escala local.

Esta atualização adiciona dois anos adicionais de imagens à visualização de séries temporais, agora abrangendo de 1984 a 2018, juntamente com suporte móvel e atualizações visuais para tornar a exploração mais acessível e intuitiva.

Timelapse fornece uma visão abrangente da nossa mudança da Terra - incluindo fenômenos impressionantes como o surgimento das Palm Islands de Dubai , o recuo do Glaciar Columbia no Alasca e a impressionante expansão urbana de Las Vegas, Nevada.

Cientistas, documentaristas e jornalistas usaram este conjunto de dados para nos ajudar a entender melhor a complexa dinâmica do trabalho em nosso planeta. As agências de notícias deram vida a suas reportagens com imagens do Timelapse, desde a cobertura das enchentes em Houston, no Texas, até o monitoramento da população . Recentemente, uma equipe de cientistas da Universidade de Ottawa publicou um artigo intitulado Nature, baseado no conjunto de dados Timelapse, que revelou um aumento de 6.000% nos deslizamentos de terra em uma ilha do Ártico canadense desde 1984. A partir desta semana, se você estiver no Reino Unido, veja as imagens do Timelapse em destaque no Earth From Space , uma nova série da BBC sobre as incríveis descobertas e perspectivas capturadas de cima.

Usando o Google Earth Engine , a plataforma de nuvem do Google para análise geoespacial em escala de petabyte, combinamos mais de 15 milhões de imagens de satélite (aproximadamente 10 quadrilhões de pixels) para criar as 35 imagens globais sem nuvens que compõem o Timelapse. Essas imagens vêm dos programas US Geological Survey / NASA Landsat e European Sentinel. Mais uma vez, unimos forças com nossos amigos no CREATE Lab da Carnegie Mellon , cuja tecnologia de vídeo Time Machine torna o Timelapse interativo e explorável.

A atualização de hoje também adiciona suporte a dispositivos móveis e tablets, facilitando a exploração, a pesquisa ou a perda de imagens, de onde quer que você esteja. Até recentemente, os navegadores móveis desativavam a capacidade de reproduzir vídeos automaticamente, o que é crítico para o Timelapse (já que é composto por dezenas de milhões de vídeos sobrepostos e de resolução múltipla). O Chrome e o Firefox restabeleceram o suporte a reprodução automática (com som desativado), por isso adicionamos suporte móvel a esta última atualização.

O Earth Timelapse, agora disponível em celulares e tablets, inclui um novo e prático "Modo de mapas" para permitir que você navegue pelo mapa usando o Google Maps.

 

O design da nova interface Timelapse aproveita o Material Design com linhas simples e limpas e áreas focais claras, para que você possa navegar facilmente pelo imenso conjunto de dados. Contribuímos com essa nova interface de usuário para o projeto Time Machine de código aberto, usado pela Carnegie Mellon e outros. Leia mais sobre nossa abordagem de design no Google Design .

Estamos comprometidos em criar produtos como o Timelapse com o planeta em mente, e esperamos que a disponibilização desses dados facilite debates, incentive a descoberta e informe o pensamento da comunidade global sobre como vivemos em nosso planeta. Comece a usar o Timelapse no site do Earth Engine ou faça um fascinante tour pelo mundo através do YouTube.

Fonte: Blog Google