Usando a tecnologia para apoiar o aprendizado baseado em projetos.
Como podemos reduzir o plástico em nossos oceanos? Nas salas de aula de hoje, os professores usam o aprendizado baseado em projetos (ou PBL) para que os alunos possam encontrar possíveis soluções para problemas do mundo real como este.
Com o PBL, os alunos identificam o problema, pesquisam uma solução e a apóiam com evidências - tudo isso enquanto aprendem habilidades valiosas que usarão muito depois da formatura. Brainstorming estas soluções dinâmicas pode ser um desafio emocionante e criativo para jovens mentes. A tecnologia pode ajudar a motivar e estimular a imaginação de maneiras que os livros-texto estáticos não conseguem.
Na semana passada, no SXSW EDU , ajudamos os educadores a experimentar o poder da PBL aprimorada pela tecnologia em primeira mão, com uma demonstração sobre como criar aprendizado diferenciado e personalizado usando a tecnologia na sala de aula. A demonstração interativa permite que as pessoas utilizem ferramentas educacionais do G Suite for Education, dos Chromebooks, do Jamboard, do Google Expeditions AR e do VR e envolvam aplicativos de terceiros.
Mesmo que você não tenha frequentado o SXSW EDU, você pode recriar a lição sobre a remoção de plástico de nossos oceanos com seus alunos. Siga este guia para levar a magia das ferramentas do Google a seus alunos e facilitar um espaço de aprendizado colaborativo, inteligente, conectado e criativo.
Tarefa 1: Definindo o estágio
Primeiro, você precisará apresentar o desafio de reduzir o plástico em nossos oceanos e identificar os principais fatos sobre a poluição em nossos oceanos.
- Passo 1: use o Google Sala de aula para apresentar a tarefa.
Você pode usar o Google Sala de aula para criar cópias individuais de materiais para cada aluno, com apenas um clique. Como exemplo, clique aqui para fazer uma cópia deste plano de aula . Se você usa um Sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) diferente, o Kit de cursos permite integrar esse LMS ao G Suite.
- Passo 2: Use "Explorar" para encontrar e citar uma citação chave.
Abra o Documento Google fornecido na Etapa 1 e clique no botão "Explorar" no canto inferior direito do documento. A funcionalidade "Explorar" facilita a adição de citações a materiais que você mencionou na web.
- Passo 3: na folha do Google , use "Explorar" para analisar os dados de resíduos de Austin, Texas.
Aqui, o recurso "Explorar" aproveita a mesma tecnologia de aprendizado de máquina usada pela Pesquisa do Google e pelo Assistente do Google.
- Passo 4: Pegue este questionário em formulários do Google para testar seus conhecimentos sobre o tema.
O Formulários Google classifica automaticamente o trabalho de seus alunos, evitando que você precise fazer isso manualmente, e dando a eles comentários sobre como eles fizeram isso.
Bônus: teste o novo " modo bloqueado ", disponível apenas em Chromebooks gerenciados.
Este novo recurso (que está atualmente em versão beta) impede que os alunos naveguem fora do Quiz até que eles enviem suas respostas.
Tarefa 2: dissecar o problema e aprofundar
Em seguida, os alunos usarão habilidades de pesquisa para entender a raiz do problema de plástico e colaborar com especialistas e colegas.
- Passo 1: use o Google Earth para explorar dados reais sobre movimentação de plástico nos oceanos.
Você também pode usar seus alunos para usar o Google MyMaps para comparar o tamanho do patch de lixo do Pacífico em vários estados dos EUA.
- Passo 2: use o Hangouts Meet para conhecer especialistas no campo.
O Hangouts Meet é uma ótima ferramenta para conectar alunos com especialistas e uns aos outros através de vídeo e mensagens seguras.
- Passo 3: faça um tour virtual pelo oceano com o Google Expeditions.
Este tour é apenas um dos mais de 150 tours AR e 900 VR que você e seus alunos podem experimentar. Agora você pode ver e orientar os passeios que criou usando o Tour Creator no Android e no iOS.
- Passo 4: Use um Jamboard para trabalhar em conjunto para discutir o que você aprendeu até agora.
Agora que seus alunos analisaram o problema, eles podem colaborar no aplicativo Jamboard ou Jamboard para responder a perguntas-chave sobre o problema de plástico e discutir o que aprenderam enquanto pesquisavam.
Bônus: Se você tiver um sensor Vernier ©,, use o aplicativo Science Journal Android para executar um experimento testando como os níveis de oxigênio são afetados pelo plástico no oceano. O Science Journal transforma dispositivos, como o seu telefone, em uma ferramenta de bolso para realizar experiências científicas divertidas - não é necessário equipamento sofisticado.
Tarefa 3: gerar soluções criativas
Por fim, aprimore ainda mais a lição gerando soluções criativas para o problema de plástico com base em tudo que aprendemos durante a instrução e a pesquisa. Aqui está um guia que sugere ferramentas específicas para usar.
- Passo 1: crie um tour de realidade virtual com o Tour Creator .
Seus alunos podem ajudar a aumentar a conscientização sobre o problema do plástico criando seus próprios passeios imersivos em 360 ° diretamente de seus computadores. Com esse desafio criativo, os alunos podem aprimorar o pensamento crítico e as habilidades de criatividade, enquanto constroem algo que podem adicionar a um portfólio digital.
- Passo 2: crie um website usando o Google Sites para descrever possíveis soluções.
O Google Sites oferece uma ferramenta fácil de usar para criar websites, hospedar o currículo de cursos e incentivar os alunos a desenvolver suas habilidades de desenvolvimento.
- Passo 3: use o Teachable Machine para criar seu próprio classificador de lixo.
Seus alunos podem facilitar a reciclagem treinando seus computadores para reconhecer e classificar diferentes tipos de lixo usando o Teachable Machine, um experimento de IA que não requer codificação.
- Passo 4 : faça uma animação automática de stop-motion com o Google Fotos.
Com o Google Fotos, você pode armazenar e editar uma quantidade ilimitada de fotos para usar nas suas aulas.
- Passo 5: Se você tem um Jamboard, você pode usá-lo para revisar colaborativamente e criar soluções criativas para remover o plástico do oceano. Nenhum jamboard físico? Não tem problema, confira a versão gratuita baseada na web.
Independentemente de seus alunos preferirem aprender por meio de vídeo, leitura, colaboração, experimentação prática ou teste, as ferramentas do Google permitem que você ofereça uma experiência educacional envolvente para cada tipo de aluno.
Fonte: Blog Google