Tornar as ferramentas criativas mais acessíveis para todos.

Antes de entrar no campo da acessibilidade, trabalhei como terapeuta de arte, onde conheci pessoas de todas as esferas da vida.

Não importa a razão pela qual eles vieram para a terapia, quase todos que eu conheci pareciam se beneficiar de participar do processo criativo. A arte nos dá a capacidade de apontar para além da linguagem falada ou escrita, para nos unir, encantar e satisfazer. Feito corretamente, esse processo pode ser aprimorado pela tecnologia - ampliando nossa capacidade e potencial de jogo.

Uma das minhas primeiras sessões como terapeuta foi com um estudante do ensino médio no espectro do autismo. Ele tinha dificuldade em se comunicar e socializar com seus colegas, mas em nossas sessões juntos ele desenhou, fez cenas elaboradas com barro e fez música.

Outro momento importante para mim foi quando conheci Chancey Fleet, uma educadora cega de tecnologia e defensora da acessibilidade. Eu estava aprendendo a programar na época e juntos construímos uma ferramenta para ajudá-la a planejar um evento para o jantar. Era uma ferramenta visual e de diagramação de áudio que combinava com sua tecnologia de leitor de tela. Essa colaboração me entusiasmou com o potencial da tecnologia para tornar a arte e a criatividade mais acessíveis, e enfatizou a importância das abordagens colaborativas para o design.

Esse sentimento foi transferido para o trabalho de pesquisa e design de acessibilidade que faço no NYU Ability Project , um espaço de pesquisa no qual exploramos a interseção de deficiência e tecnologia. Nossos projetos reúnem engenheiros, designers, educadores, artistas e terapeutas dentro e fora da comunidade de acessibilidade. Como tantas inovações tecnológicas que começaram como tecnologia assistencial e de reabilitação, esperamos que nosso trabalho acabe beneficiando a todos. É por isso que, quando o Google entrou em contato comigo, com a oportunidade de explorar ideias sobre criatividade e acessibilidade, aproveitei a oportunidade.

Juntos, criamos Creatability , um conjunto de experimentos que exploram como as ferramentas criativas - desenho, música e muito mais - podem se tornar mais acessíveis usando a tecnologia da Web e da IA. O projeto é uma colaboração com criadores e aliados da comunidade de acessibilidade, como: Jay Alan Zimmerman , um compositor que é surdo; Josh Miele , um cientista, designer e educador cego; Chancey Fleet , um cego, defensor da acessibilidade e educador de tecnologia; bem como, Barry Farrimond e Doug Bott, da Open Up Music , um grupo focado em capacitar jovens músicos deficientes para construir orquestras de jovens inclusivas.

Teclado de criatividade

Os experimentos exploram um conjunto diversificado de entradas - de um mouse de computador e teclas ao corpo, punho, nariz ou voz. Por exemplo, você pode fazer música movendo o rosto , desenhar usando a visão ou o som e ouvir música visualmente .

A principal tecnologia que usamos foi um modelo de aprendizado de máquina chamado Posenet que pode detectar as principais articulações do corpo em imagens e vídeos. Esta tecnologia permite-lhe controlar as experiências com a sua webcam, simplesmente movendo o seu corpo. E é equipado com o Tensorflow.js - uma biblioteca que executa modelos de aprendizado de máquina no dispositivo e no navegador, o que significa que suas imagens nunca são armazenadas ou enviadas para um servidor.

Criando som

Esperamos que essas experiências inspirem outras pessoas a libertarem o seu artista interior, independentemente da sua capacidade. É por isso que estamos abrindo o código e criando guias úteis como pontos de partida para as pessoas criarem seus próprios projetos. Se você criar um novo experimento ou quiser compartilhar sua história sobre como você usou os experimentos, envie-o para ser exibido no site da Criatividade em g.co/creatability .

Fonte: Blog Google

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...