Ferramentas que visam atingir todos os tipos de alunos, onde quer que estejam.

A primeira vez que encontrei Jeremiah, de seis anos de idade, ele se agarrou à perna de sua mãe enquanto espiava minha sala de aula do jardim de infância.

Logo ele veio vivo como ele falou sobre seu super-herói favorito: Homem-Aranha. Ele correu pela sala de aula colorida, tocou tudo à vista e conversou sem rumo. No entanto, quando ele percebeu que minha atenção tinha mudado para sua mãe, ele se jogou no chão em uma birra. Foi quando sua mãe me disse que suspeitavam de autismo, mas esperavam que a rotina da escola o ajudasse a se concentrar.

Isto começou uma longa jornada de dar a Jeremias o apoio educacional de que ele precisava, enquanto também ensinava 24 outros estudantes com 24 diferentes estilos de aprendizado. Setenta e dois por cento das salas de aula têm alunos de educação especial, e os professores precisam trabalhar para manter todos engajados e investidos na escola. Para mim, aproveitei a tecnologia para criar lições diferenciadas e apoiar cada aluno, especialmente Jeremiah.

Jeremiah se iluminou quando tinha um computador à sua frente e fones de ouvido ligados. Ele podia ouvir, se envolver e aprender sem distrações. Nós o vestimos para óculos, e ele aprendeu a usar o ampliador de tela para fazer as palavras aparecerem em sua tela. Ele aprendeu palavras de visão, números e simples adição através de músicas e vídeos. O melhor de tudo, suas habilidades sociais se desenvolveram conforme ele aprendeu a compartilhar e se revezar com dispositivos.

Quando aprendi o que funcionou para Jeremiah, comecei a usar as mesmas estratégias com outros alunos. Como meu treinador instrutor costumava me dizer: “O que funciona para crianças com necessidades especiais funciona para todos. As estratégias que funcionam, simplesmente funcionam. ”

Desde que entrei no Google, vi ainda mais formas de os educadores usarem a tecnologia para ajudar os alunos a serem bem-sucedidos. Nós nos esforçamos para dar suporte aos professores, e uma das maneiras pelas quais estamos trabalhando é por meio de recursos integrados de acessibilidade em nossos produtos que visam atender às diversas necessidades de todos os alunos.

O ABC da acessibilidade do Chromebook

Sala de aula do jardim de infância de Morgan no dia da formatura

As configurações de acessibilidade estão incorporadas em todos os Chromebooks, e mais estão disponíveis por meio de extensões e aplicativos do Chrome. Não é necessário alterar as configurações quando você alterna os dispositivos porque eles são sincronizados com cada aluno por padrão. Aqui estão algumas configurações de acessibilidade úteis para você começar:

  • Recursos visuais: Aumente o tamanho do conteúdo do navegador pressionando Ctrl + Plus para aumentar, Ctrl + Minus para diminuir, Ctrl + 0 para redefinir. O restante da área de trabalho não é afetado. Você pode ativar o modo de alto contraste pressionando Ctrl + botão Pesquisar + H no teclado do Chromebook. Ajuste a cara e o tamanho da fonte e instale as extensões do Chrome para suporte de cores personalizadas.
  • Mono Audio: Para usuários com audição limitada em um ouvido, há uma opção Mono Audio para reproduzir o mesmo som em ambos os alto-falantes. Ativar este recurso nas configurações de acessibilidade .
  • Comentários falados: para usuários que precisam de fala sintetizada ocasionalmente, oferecemos o recurso Selecionar para falar . Quando ativado, pressione e mantenha pressionada a tecla Pesquisar e clique ou arraste para selecionar o conteúdo a ser lido em voz alta e pressione Ctrl para silenciar. Altere a cor de realce palavra por palavra nas configurações Selecionar para falar. Também temos o leitor de tela ChromeVox que lê todo o texto em voz alta, um leitor de tela gratuito baseado em navegador que os usuários podem acessar de qualquer dispositivo e construído diretamente para o ChromeOS.
  • Voz de texto para voz Acapela: agora você pode comprar e usar mais de 100 vozes Acapela para ler em voz alta o texto em mais de 30 idiomas em Chromebooks, incluindo uma variedade de vozes infantis.

Recursos de acessibilidade do ChromeOS

Os 123's da acessibilidade do G Suite

O G Suite é um conjunto de ferramentas que ajuda alunos e professores a colaborar em tempo real e a fornecer feedback personalizado. Também é sem papel e acessível de qualquer lugar. Construído em nossas ferramentas do G Suite há muitos recursos de acessibilidade:

  • Slides: ative as legendas ocultas no Apresentações para dar suporte a alunos surdos, com deficiência auditiva ou ENL. Basta usar Ctrl + Shift + c no ChromeOS / Windows ou ⌘ + Shift + c no Mac.
  • Digitação, edição e formatação por voz: use o microfone e ative o recurso para usar a digitação de voz no Documentos e no Apresentações para escrever e editar sem um teclado.
  • Recursos visuais: ative temas de alto contraste no Gmail e na navegação e use atalhos de teclado avançados para quem não pode ou não deseja usar o mouse.
  • Colaboração: o G Suite funciona em todas as diferentes plataformas, incluindo Windows, Android, dispositivos iOS e até vários dispositivos ao mesmo tempo. Você pode estar em dispositivos diferentes e ainda colaborar em tempo real.
  • Braille: use um monitor em Braille para ler e editar documentos, planilhas, slides e desenhos.
  • Leitor de tela e lupa: ative os recursos nas configurações de acessibilidade para ampliar ou usar o leitor de tela no Documentos, Calendário, Sites, Sala de aula e até mesmo em outros navegadores.

Braille em editores de documentos

O que mais é novo?

Estamos apoiando os professores através de nossas próprias ferramentas, bem como fortes parcerias com organizações que compartilham nossa missão. Uma dessas organizações é a Don Johnston , uma empresa que cria ferramentas para pessoas com todos os tipos de estilos e habilidades de aprendizado. Temos o prazer de anunciar o Google como um parceiro de tecnologia do Google for Education Premier, com novas integrações usando nossa API do Google Drive, API do Google Sala de aula e login único do Google. Experimente os seus principais produtos no Chrome, Co: Writer , para previsão de palavras, tradução e reconhecimento de voz, Snap & Read para leitura de tela e seu mais novo produto, o gerador automático de questionários Quizbot com o Formulários Google. Veja como um professor de Indiana usa os Chromebooks e as ferramentas Don Johnston para melhorar a independência de leitura em sua sala de aula.

Quizbot

Pronto para tornar seu ensino mais acessível para todos os alunos?

Temos muitos recursos para descobrir o que há de novo e como ativar e usar os recursos incluídos no nosso navegador Google Chrome, nas configurações do Chromebook e nos produtos do G Suite:

  • Saiba mais sobre acessibilidade no Google e confira nossos anúncios do ACB e NFB 2018 .
  • Visite nossas Centrais de Ajuda do G Suite e do Chromebook . Se você é um administrador do G Suite, confira esta página .
  • Para personalizar as configurações do seu Chromebook, navegue até Configurações do Chromebook> Gerenciar recursos de acessibilidade nos seus Chromebooks.
  • Participe de um workshop gratuito com Don Johnston para aprender mais sobre ferramentas para aprendizado liderado por estudantes.

No Google for Education, somos apaixonados por criar ferramentas que melhorem o ensino e a aprendizagem para todos. Adoramos ouvir histórias de como a tecnologia está mudando a vida dos alunos, por isso, compartilhe maneiras de usar as ferramentas de acessibilidade para dar suporte a todos os tipos de alunos.

Fonte: Blog Google

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...