Uma receita para bater o recorde de dígitos mais calculados de pi.
Quer você perceba ou não, pi está em toda parte que você olha.
É a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro, então da próxima vez que você verificar seu relógio ou ver as rodas giratórias de um veículo passarem, você está olhando para pi. E como pi é um número irracional, não há fim para quantos dos seus dígitos podem ser calculados. Você pode conhecê-lo como 3,14, mas os profissionais de matemática e ciências estão constantemente trabalhando para calcular mais e mais dígitos de pi, para que possam testar supercomputadores (e também ter um pouco de competição saudável).
Enquanto eu estava ocupado pensando sobre qual sabor de torta eu vou aproveitar mais tarde hoje, a Googler Emma Haruka Iwao tem andado ocupada usando o Google Compute Engine, com tecnologia Google Cloud, para calcular o valor mais preciso de todos os tempos. São 31.415.926.535.897 dígitos, para ser exato. Emma usou o poder da nuvem para a tarefa, fazendo desta a primeira vez que a nuvem foi usada para um cálculo pi dessa magnitude.
Aqui está a receita de Emma para o que começou como uma ideia para quebrar um título do Guinness World Records:
- Etapa 1: encontre inspiração para o seu cálculo.
Quando Emma tinha 12 anos, ela ficou fascinada com pi. “Pi parece simples - começa com 3.14. Quando eu era criança, eu baixei um programa para calcular pi no meu computador ”, diz ela. “Na época, os detentores do recorde mundial eram Yasumasa Kanada e Daisuke Takahashi, que são japoneses, então foi muito interessante para mim crescer no Japão.”
Mais tarde, quando Emma estava na faculdade, um de seus professores era o Dr. Daisuke Takahashi, então o detentor do recorde para calcular o valor mais preciso do pi usando um supercomputador. “Quando eu disse a ele que começaria este projeto, ele compartilhou seus conselhos e algumas estratégias técnicas comigo.”
- Passo 2: Combine seus ingredientes.
Para calcular pi, Emma usou um aplicativo chamado y-cruncher em 25 máquinas virtuais do Google Cloud . “O maior desafio com o pi é que requer muito armazenamento e memória para calcular”, diz Emma. Seu cálculo exigiu 170 terabytes de dados para serem concluídos - o que equivale aproximadamente à quantidade de dados em todas as coleções de impressão da Biblioteca do Congresso.
- Passo 3: Asse por quatro meses.
O cálculo de Emma levou as máquinas virtuais cerca de 121 dias para serem concluídas. Durante esse tempo todo, a infraestrutura do Google Cloud manteve os servidores funcionando. Se houvesse falhas ou interrupções, isso interromperia o cálculo. Quando Emma verificou se o resultado final estava correto, sentiu-se aliviada quando o número saiu. "Comecei a perceber que foi uma conquista emocionante para a minha equipe", diz ela.
- Etapa 4: compartilhe uma fatia de sua conquista.
Emma acha que há muitos problemas matemáticos para resolver, e estamos apenas começando a explorar como a computação em nuvem pode desempenhar um papel. “Quando eu era criança, não tinha acesso a supercomputadores. Mas, mesmo que você não trabalhe para o Google, pode solicitar várias bolsas de estudo e programas para acessar recursos de computação ”, diz ela. “Eu tive muita sorte de haver recordistas mundiais japoneses com os quais eu poderia me identificar. Estou muito feliz por ser uma das poucas mulheres na área de informática que detém o recorde, e espero poder mostrar a mais pessoas que querem trabalhar na indústria o que é possível ”.
No Google, Emma é uma Cloud Developer Advocate, focada em comunidades de linguagem de programação e computação de alto desempenho. Seu trabalho é trabalhar diretamente com os desenvolvedores, ajudando-os a fazer mais com a nuvem e compartilhar informações sobre como os produtos funcionam. E agora, ela também está compartilhando seus cálculos: o Google Cloud publicou os dígitos computados inteiramente como instantâneos de disco, para que eles estejam disponíveis para qualquer pessoa que queira acessá-los. Isso significa que qualquer pessoa pode copiar os instantâneos, trabalhar nos resultados e usar os recursos de computação em menos de uma hora. Sem a nuvem, a única maneira de alguém acessar um conjunto de dados tão grande seria enviar discos rígidos físicos.
Hoje, porém, Emma e sua equipe estão tomando um momento para celebrar o novo recorde mundial. E talvez um pedaço de torta também. O sabor favorito de Emma? "Eu gosto de torta de maçã, não muito doce."
Para obter detalhes técnicos sobre como a Emma usou o Google Compute Engine para calcular pi, acesse o blog do Google Cloud Platform .
Fonte: Blog Google