Artistas usam AI e AR para criar artes com câmera de celular.

Por séculos, pessoas criativas transformaram ferramentas em arte , ou inventaram invenções para mudar a forma como pensamos sobre o mundo ao nosso redor. Hoje você pode explorar a interseção de arte e tecnologia por meio de dois novos experimentos, criados por artistas em colaboração com o Google Arts & Culture.

Criado pelos artistas Molmol Kuo e Zach Lieberman, o Weird Cuts permite que você faça colagens usando realidade aumentada. Você pode selecionar um dos recortes mostrados na tela da câmera para tirar uma foto em uma determinada forma. O recorte resultante pode ser copiado e colado no espaço ao seu redor, como visto pelos olhos da sua câmera. Faça o download do aplicativo, disponível no iOS e no Android, em g.co/weirdcuts .

 

Quer projetar sua própria arte com AI? A dupla de artistas Pinar & Viola e o engenheiro do Google, Alexander Mordvintsev - mais conhecido por seu trabalho no DeepDream - usaram o aprendizado de máquina para criar uma ferramenta para isso. Para usar Padrões Infinitos , carregue uma imagem e um algoritmo DeepDream irá transformá-lo e transformá-lo em um padrão único. Para Pinar e Viola, é a maneira perfeita de encontrar novas inspirações de design para a moda, desafiando a percepção de forma, cor e realidade.

Esses experimentos foram criados no Google Arts & Culture Lab , onde convidamos artistas e programadores para explorar como a tecnologia pode inspirar a criatividade artística. As colaborações no laboratório deram origem ao Cardboard , o acessível headset VR, e ao Art Selfie , que combinou milhões de selfies com obras de arte em todo o mundo.


Para continuar a encorajar este campo emergente de arte com inteligência de máquina, estamos anunciando os Artists + Machine Intelligence Grants para artistas contemporâneos que exploram aplicações criativas de aprendizado de máquina. Este programa oferecerá orientação de engenharia de artistas, acesso à pesquisa principal do Google e financiamento de projetos.
Aprendizado de máquina e inteligência artificial são grandes ferramentas para artistas, e há muito mais para aprender. Se você está curioso sobre suas origens e futuro, mergulhe na exposição online “ AI: More than Human ” do Barbican Centre, na qual alguns dos maiores especialistas, artistas e inovadores do mundo exploram a relação em evolução entre humanos e tecnologia.

 

Fonte: Blog Google