100 por cento de energia renovável, pelo segundo ano consecutivo.
Em 2017, alcançamos nosso objetivo de longo prazo de comprar energia renovável suficiente para corresponder a 100% do consumo de eletricidade anual global do Google.
E estamos em alta: durante 2018, nossas compras de energia de fontes como a solar e a eólica voltaram a corresponder a todo o nosso consumo anual de eletricidade.
Somos a primeira organização do nosso tamanho a atingir 100 por cento de energia renovável em dois anos consecutivos, mas tão importante quanto alcançar nosso objetivo é como o fizemos. Abordar a mudança climática exigirá a adição de energia renovável sempre que possível e, para nós, como empresa, tomar decisões que tenham impacto além de nossas paredes. Nós nos perguntamos: como podemos usar nossas compras para fazer o melhor no sistema energético mais amplo?
Nossa primeira prioridade é usar o mínimo de energia possível, operando nossos escritórios e instalações de forma sustentável, com um forte foco em nossos data centers. Graças aos avanços na inteligência artificial e no design de chips, nossos data centers são sete vezes mais eficientes em energia hoje do que há cinco anos. Nosso último Relatório Ambiental mostra que a computação usando serviços de nuvem centralizados é até 85% mais eficiente do que o uso de servidores locais, o que é uma boa notícia para nossos usuários e para o planeta.
À medida que nosso consumo de energia aumenta, também aumentamos nossas compras de energia renovável, o que nos permite alcançar nossa meta de 100% de energia renovável por dois anos consecutivos.
Ainda assim, manter a internet funcionando é um grande trabalho, e isso significa encontrar maneiras de adicionar novas energias renováveis às redes ao redor do mundo. Nossa principal estratégia envolve a celebração de contratos de longo prazo, chamados Acordos de Compra de Energia (Power Purchase Agreements - PPAs), para comprar eletricidade de parques eólicos ou solares construídos perto de nossas instalações. Os PPAs têm mais impacto do que outros métodos de compra, como a compra de Créditos de Energia Renovável, porque os PPAs estimulam a construção de novos projetos de energia renovável . Em 2018, nossa compra de energia acompanhou nossa demanda graças a vários projetos conduzidos pelo PPA - incluindo três parques eólicos na Escandinávia, dezenas de enormes turbinas eólicas em Oklahoma e mais de 120.000 painéis solares na Holanda.
À medida que nosso consumo de energia aumenta, também aumentamos nossas compras de energia renovável, o que nos permite alcançar nossa meta de 100% de energia renovável por dois anos consecutivos.
Recentemente, começamos a comprar eletricidade a partir desse novo projeto solar na Holanda, como visto no Google Earth.
Por mais que gostemos de PPAs, eles são complicados de se organizar, e é por isso que também começamos a nos associar a empresas de serviços públicos. Em quatro estados dos EUA, ajudamos a projetar programas que permitem que as empresas comprem energia renovável por meio de seu fornecedor de energia. Somos clientes desses programas, mas também vemos nosso trabalho como caminhos de abertura para outras organizações . Ao simplificar a escolha de energia renovável por meio de serviços públicos, podemos permitir que mais empresas desempenhem um papel no combate à mudança climática.
Duas abordagens finais podem ajudar a expandir a energia renovável, tornando-a mais econômica. Na Holanda, nos juntamos a várias empresas para comprar energia como consórcio. Esperamos que nossa abordagem de compra de energia entre empresas sirva como um modelo útil para empresas de menor porte interessadas em se unir para realizar as economias de custo que vêm com grandes negócios de energia renovável. Também começamos a usar o aprendizado de máquina para tornar a produção eólica nos EUA central mais previsível e valiosa , aprimorando o caso de negócios para a implantação de mais deles.
Nós fornecemos eletricidade a partir de projetos eólicos e solares em quatro continentes, com uma capacidade combinada de aproximadamente 3,5 gigawatts.
Então, o que vem a seguir?
Queremos simplificar a compra de energia renovável barata para qualquer empresa - seja uma loja de flores, um varejista ou uma startup. Embora a energia limpa agora faça sentido econômico em grande parte do mundo, continua difícil para muitas empresas acessarem. Nós nos juntamos a outros grandes compradores de energia para lançar a Aliança de Compradores de Energia Renovável , com o objetivo de catalisar 60 gigawatts de novas compras renováveis até 2025.
Mais perto de casa, no ano passado anunciamos nossa intenção de impulsionar nossas operações inteiramente com energia livre de carbono - 24x7, 365 dias por ano . Para preencher a lacuna entre recursos renováveis intermitentes e as demandas constantes da economia digital, teremos que testar novos modelos de negócios, implantar novas tecnologias e defender novas políticas. No entanto, apontar para a energia livre de carbono 24x7 reflete a realidade - em última análise, é para onde o mundo deve ir. Estamos entusiasmados por trabalhar com nossos parceiros para inventar o caminho a seguir.
Fonte: Blog Google