Uma galeria de arte no seu bolso: veja as pinturas de Vermeer em realidade aumentada.

Mais de 28 anos atrás, dois ladrões de arte vestidos como policiais entraram no Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston, e roubaram várias obras de arte , incluindo uma pintura de Vermeer que foi uma das apenas 36 atribuídas ao artista.

Com um valor estimado de mais de US $ 200 milhões, "The Concert" continua sendo um dos itens mais caros que faltam na lista de arte roubada do FBI . Com o resto das obras-primas de Vermeer espalhadas por 17 coleções em sete países, as pessoas nunca tiveram a oportunidade de ver todas as obras de Vermeer em um só lugar. E como algumas de suas obras agora são muito frágeis para viajar, elas terão que permanecer onde estão indefinidamente.

Mas agora, você pode experimentar todas as obras conhecidas de Vermeer em um só lugar pela primeira vez. Graças ao museu Mauritshuis na Holanda e outras instituições culturais que guardam o legado de Vermeer, eles estão disponíveis no Pocket Gallery, um novo recurso do aplicativo Google Arts & Culture. O Pocket Gallery usa realidade aumentada, para que você possa pegar seu telefone e entrar em um espaço de exibição virtual para ver todos os seus trabalhos, com curadoria de especialistas do Mauritshuis. Todos os 36 de seus quadros - incluindo a obra-prima que faltava e a famosa “ Garota com Brinco de Pérola ” - são em tamanho natural e perfeitamente iluminados. Ao se aproximar, você verá cada pintura com detalhes impressionantes e poderá aprender mais sobre cada peça.

A Art Camera - nossa câmera robótica de resolução ultra-alta feita especificamente para obras de arte - foi implantada em várias galerias ao redor do mundo, criando a mais alta resolução de oito imagens de obras-primas da Vermeer para seu prazer de zoom. Você também pode mergulhar em “in painting tours” de cada um dos 36 trabalhos de Vermeer e aproveitar os insights sobre obras de arte como Girl with a Flute . Além das pinturas de Vermeer, você poderá explorar várias histórias de especialistas que lançam luz sobre a vida artística, legada ou misteriosa de Vermeer - por exemplo, você pode ouvir Tracy Chevalier, autora do bestseller “Girl with a Pearl Earring”.

Hoje, a Vermeer ressoa em referências da cultura pop em todo o mundo. Justin Richburg - que recentemente criou os desenhos de personagens para o videoclipe de Childish Gambino “ Feels like Summer ” - concebeu uma obra de arte original que preenche o tempo e as culturas: “ Icons ” reimagina Vermeer no século 21 e mostra como os temas de suas pinturas tornaram-se ícones em si.

Você pode experimentar o trabalho da Vermeer em vários formatos, seja um livro de colorir interativo no Instagram ou uma série original com criadores do YouTube. Para ver os quadros de Vermeer pendurados onde eles estão atualmente, você também pode conferir a fotografia do Street View em galerias em todo o mundo para navegar pelos salões da Coleção Frick (Nova York) e do Rijksmuseum (Amsterdã). Visite g.co/meetvermeer , participe da conversa com #MeetVermeer ou faça o download do aplicativo no iOS ou Android para experimentar o Pocket Gallery.

Fonte: Blog Google