Celebrando uma doce década do Android.

Há dez anos, introduzimos a primeira versão do sistema operacional Android com o T-Mobile G1 e lançamos o Android Market (agora Google Play) no mesmo dia.

O Android cresceu muito desde então - agora existem mais de 2 bilhões de dispositivos Android ativos em todo o mundo.

O próprio sistema operacional passou por algumas grandes transformações também. O G1 rodou no Android 1.0 - uma versão tão cedo que nem sequer o nomeamos depois de uma sobremesa. A estreia incluiu recursos que você conhece e adora hoje, como notificações suspensas, compartilhamento de conteúdo entre aplicativos e multitarefa entre aplicativos. Mas não tinha recursos mais avançados, como pesquisa por voz, navegação passo a passo ou NFC. 10 anos depois, percorremos um longo caminho! Nossa versão mais recente do sistema operacional, o Android 9 Pie , tem todos esses recursos e aproveita o poder da inteligência artificial para tornar seu telefone mais inteligente, mais simples e mais adaptável.

Por ocasião do aniversário de 10 anos do Android, estamos fazendo uma viagem pela memória para ver as primeiras versões do Android, as principais melhorias de cada lançamento e até onde chegamos:

  • O Cupcake (Android 1.5) adicionou teclados virtuais, opções de personalização e maneiras fáceis de compartilhar.

Com a introdução dos teclados virtuais, o Cupcake abriu as portas para dispositivos Android com tela sensível ao toque. E com os widgets de aplicativos da tela inicial, você tinha mais maneiras de personalizar seu dispositivo, um recurso de definição ainda usado atualmente, junto com pastas de aplicativos. Compartilhar diretamente de seu smartphone ficou mais fácil com mais maneiras de copiar e colar e a capacidade de capturar, compartilhar e fazer upload de vídeos.

  • O Donut (Android 1.6) ofereceu um lugar fácil para pesquisar em seu telefone e na Web.

A Donut introduziu a Caixa de pesquisa rápida do Android, que permite que você obtenha resultados de pesquisa na web e em todo o seu telefone, a partir de uma única caixa na tela inicial. Mesmo nesses primeiros dias, o sistema foi projetado para saber quais resultados da pesquisa eram mais relevantes, para que você alcançasse os resultados corretos mais rapidamente na próxima vez em que digitar uma consulta relevante. Também introduzimos suporte para diferentes densidades de tela e tamanhos, estabelecendo a base para as telas de densidade muito alta e a variedade de tamanhos de telefone que vemos hoje.

  • O Eclair (Android 2.0+) mudou a direção para sempre com a navegação do Google Maps e fala para texto.

A navegação do Google Maps fez smartphones Android, bem, inteligentes. As rotas passo a passo usando os dados do Google Maps incluíam muitos recursos encontrados em um sistema de navegação típico para carros: uma visualização 3D voltada para o futuro, orientação por voz e informações de trânsito, tudo gratuitamente no seu telefone de alta resolução. Eclair também adicionou transcrição de fala para texto, que permite inserir texto como e-mails e mensagens com sua voz.

Eclair.png

Nós também introduzimos um recurso favorito dos fãs: papéis de parede ao vivo.

  • Ações de voz em Froyo (Android 2.2 +) ajudaram você a fazer ainda mais mãos-livres.

Froyo elevou os recursos de voz do Android para o próximo nível com o Voice Actions, que permite executar funções importantes no seu telefone - pesquisando, obtendo rotas, fazendo anotações, configurando alarmes e muito mais - com apenas o som da sua voz. Soa familiar ...

Froyo.png

  • Gingerbread (Android 2.3) adicionou recursos de gerenciamento antecipado de bateria.

O Gingerbread ajudou você a aproveitar ao máximo a vida da bateria sabendo exatamente como o dispositivo o estava usando, do brilho da tela a qualquer aplicativo ativo. Com o Android 9, aumentamos o gerenciamento da duração da bateria com o Adaptive Battery, que usa o AI para aprender os aplicativos que você mais usa e priorizar bateria para eles.

Gingerbread.png

  • O Honeycomb (Android 3.0) estendeu o Android para mais formas e tamanhos.

A nova linguagem de design Holo do Honeycomb, juntamente com layout maior e suporte a animações sofisticadas, aproveitou ao máximo a tela do seu tablet. Essa foi a primeira versão do Android destinada a diferentes fatores de forma, preparando o terreno para plataformas mais robustas e flexíveis introduzidas posteriormente, como Android TV, Android Auto, Android Things e Wear OS do Google.

Honeycomb.png

  • Ice Cream Sandwich (Android 4.0) introduziu movimentos suaves

Ice Cream Sandwich introduziu um design simplificado e simplificado para ajudá-lo a fazer as coisas no seu telefone mais rápido. Novos recursos, como pastas de aplicativos, uma bandeja de favoritos e widgets, tornaram mais fácil encontrar e usar seus aplicativos favoritos. A adição do NFC não apenas pavimentou o caminho para pagamentos móveis - também tornou fácil “irradiar” mapas, vídeos, links e contatos colocando dois telefones juntos.
A navegação tornou-se mais intuitiva com a chegada de configurações rápidas e a capacidade de roubar para dispensar aplicativos e notificações recentes, recursos introduzidos em tablets com o Honeycomb, trazidos para os telefones. Este lançamento refletiu um foco renovado na criação de experiências fluidas no Android, um esforço que continua até hoje com gestos intuitivos no Android 9.

  • Jelly Bean (Android 4.1) trouxe assistência personalizada e inteligente para a palma da sua mão

Um precursor do Assistente do Google, o Google Now em Jelly Bean ajudou você a obter as informações de que precisava no momento certo, como o clima diário em que se vestia e os horários de deslocamento antes de sair pela porta. As notificações tornaram-se mais ricas, permitindo que você as expandisse para mostrar mais conteúdo e imediatamente realizasse ações, como curtir uma postagem, arquivar um e-mail ou até mesmo bloquear futuras notificações.

Jelly Bean.png

  • Ok Google, me fale sobre KitKat (Android 4.4)

O KitKat foi desenvolvido com base nas ações de voz anteriores, unindo a utilidade do Google Now com melhorias na tecnologia de voz e permitindo que você inicie a pesquisa por voz, envie um texto, obtenha direções ou reproduza uma música dizendo "Ok Google". e transparência no design do Android, preparando o cenário para o Material Design no Lollipop.

  • O Lollipop do Android 5.0 trouxe um ótimo design para o Android

Com o Lollipop, trouxemos o Material Design para o Android, apresentando uma aparência totalmente nova que facilitou a navegação no seu dispositivo. Material Design é uma linguagem visual que combina os princípios clássicos do bom design com a inovação da tecnologia e da ciência. O Lollipop também facilitou a transição para os dispositivos que você usa durante o dia, para que você possa continuar de onde parou nos smartphones, tablets, TVs e dispositivos portáteis Android.

Lollipop.png

  • A ajuda estava em destaque no Android 6.0 Marshmallow

O Marshmallow representou outro próximo passo na jornada para o Assistente do Google que conhecemos hoje. Com o Now em toque, você pode simplesmente tocar e segurar o botão "Início" para obter ajuda contextual, personalizada para sua tarefa, sem precisar deixar o que estava fazendo, seja em um aplicativo ou em um site.
Para ajudar a economizar o seu suco para as coisas mais importantes, o Marshmallow trouxe alguns novos recursos de economia de bateria: Doze, que coloca automaticamente seu dispositivo em estado de repouso quando está em repouso, e App Standby, que limita o impacto de aplicativos usados ​​com menos frequência vida da bateria.

Também introduzimos permissões de tempo de execução, que ajudam os usuários a entender e avaliar melhor as solicitações de acesso de aplicativos a determinados dados.

  • N was for Nougat (Android 7.0) e novo emoji

Nougat concentrou-se em melhorias nas maneiras como você já usava seu telefone, adicionando várias janelas para permitir a execução de dois aplicativos lado a lado, resposta instantânea em notificações, tamanho de exibição ajustável para melhor acessibilidade e Economia de dados, que limita a quantidade de dados dos dispositivos usa no fundo. Também introduzimos o modo VR para permitir experiências de RV de alta qualidade para aplicativos e 63 novos emoji com foco em melhor representação de gênero - em todas as seis opções de tons de pele. ????

Nougat.png

  • O biscoito favorito do mundo tornou-se o novo lançamento Android favorito do mundo - Android 8.0 Oreo

O Oreo introduziu maneiras de navegar em tarefas no seu telefone de forma mais simples, como o picture-in-picture, e o Autofill, que ajuda você a acessar seus aplicativos mais rapidamente. O Oreo também continuou a simplificar a experiência do Android com mais coesão visual e gestos mais fáceis, como deslizar da tela inicial para ver todos os seus aplicativos.

Oreo.png

E com o Oreo ( edição Go ), construímos nossa primeira configuração do Android especificamente otimizada para dispositivos básicos, garantindo que os usuários iniciantes de smartphones tenham uma experiência rápida e poderosa.

  • Torta Android 9 serve uma fatia de bem-estar digital

A maneira como usamos nossos telefones - e quanto tempo gastamos com eles - mudou muito desde os dias da Cupcake. Assim, uma das maiores mudanças no Android 9 Pie é a introdução de novas formas de você controlar o seu bem-estar digital , incluindo um novo temporizador de aplicativo e um painel que permite ver quanto tempo você gasta em vários aplicativos. Com o Android 9, o telefone também muda a maneira como funciona, aprendendo com você e funcionando melhor para você, quanto mais você usa. A inteligência artificial agora potencializa os principais recursos de seu telefone, desde a previsão de sua próxima tarefa, para que você possa ir direto para a ação que deseja adotar, priorizando a energia da bateria para os aplicativos mais usados ​​e os que você pensa usar em breve.

Pie.png

Desde os primórdios das Ações de Voz com fala para texto até um smartphone cada vez mais útil, com a IA em seu núcleo, o Android continuou a evoluir nos últimos 10 anos. E graças à nossa plataforma de código aberto e à comunidade apaixonada de usuários, parceiros e desenvolvedores, o Android fortaleceu inovações e deu às pessoas acesso ao poder da tecnologia móvel.

Fonte: Blog Google

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...