Expandindo o acesso ao conhecimento com a Wikimedia Foundation.

Por 18 anos, a Wikipedia tem sido a enciclopédia da Internet, contribuindo para o vasto conhecimento disponível na web aberta, e a Wikimedia Foundation compartilha há muito de nossa missão de tornar a informação acessível a pessoas em todo o mundo.

Nossas organizações fizeram parcerias ao longo dos anos em iniciativas que promovem nossas metas conjuntas em torno do acesso ao conhecimento, incluindo a disponibilização de informações por meio da Pesquisa do Google. Muitos Googlers individuais também mostram seu apoio à Wikimedia, por meio de doações e da participação ativa na comunidade. Estamos ansiosos para continuar nossa estreita parceria com novas iniciativas e compromissos para alcançar nossos objetivos compartilhados.

À medida que o próximo bilhão de pessoas entra na rede, é essencial que o conteúdo da Web reflita a diversidade de seus usuários. Atualmente, a web não tem conteúdo em muitos idiomas locais e, portanto, restringe as informações que as pessoas podem acessar. Ao colaborar em programas para aumentar a disponibilidade de conteúdo no idioma local e fornecer ferramentas tecnológicas para editores da Wikipédia, pretendemos preencher essa lacuna e capacitar editores locais para servir suas comunidades com conteúdo relevante em seus idiomas nativos.

A criação de novos artigos a partir do zero pode consumir muito tempo e recursos para editores voluntários, e ferramentas de tradução podem ser úteis para ajudar a gerar conteúdo no idioma local. Para facilitar aos editores a criação desse conteúdo de idioma nativo, estamos fornecendo acesso à Google Translate API por meio da ferramenta de tradução de conteúdo da Wikipédia sem custo. Também estamos trabalhando com a Wikimedia e sua comunidade de editores para expandir nosso Projeto Tigeriniciativa (agora coletivamente chamada de GLOW - Growing Local Language Content na Wikipédia), que testamos no ano passado como uma competição entre 12 comunidades de idiomas na Índia para criar mais conteúdo de idioma nativo. Expandiremos esses programas com afiliados e voluntários da Wikimedia para fornecer aos editores recursos e insights para impulsionar a criação de novos artigos da Wikipédia em 10 idiomas na Índia, na Indonésia, no México, na Nigéria e na região do Oriente Médio e Norte da África.

Colocar as informações do idioma local on-line apresenta novos desafios para manter os padrões de conteúdo e citações da Wikipédia. A API de pesquisa personalizada do Google Cloud ajuda os editores a garantir que as contribuições sejam citadas adequadamente nas fontes. Nossa Cloud Vision API permite que os editores digitalizem livros de domínio público em idiomas índicos para incluir fontes mais diversas e confiáveis ​​para citações. Ambas as ferramentas serão fornecidas à Wikimedia sem nenhum custo.

Embora os esforços para capacitar os editores os ajudem a continuar a adicionar mais informações e conhecimento à Web, também pretendemos apoiar a saúde a longo prazo dos projetos da Wikimedia, para que eles fiquem disponíveis para as gerações vindouras. Para esse fim, o Google.org está doando US $ 2 milhões para o Wikimedia Endowment, a primeira contribuição do Google para seu fundo de sustentabilidade a longo prazo. Isso eleva nosso apoio total a mais de US $ 7,5 milhões, o que inclui um adicional de US $ 1,1 milhão para o fundo anual da Wikimedia Foundation durante uma campanha especial no ano passado, onde funcionários do Google ajudaram a decidir para onde direcionar os dólares de doações do Google.

Com esta parceria contínua, esperamos os avanços que podemos dar para trazer mais informações on-line do mundo e tornar o conhecimento acessível a todos.

Fonte: Blog Google

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...