Dez anos atrás, eu estava sobrevoando São Francisco quando essa vista estranha, mas caleidoscópica, se abriu do lado de fora da minúscula janela do avião. Quando cheguei em casa, liguei o Google Earth para investigar. A maravilha aérea ao longo da ponta sul da baía acabou sendo as Lagoas de Sal. Os microrganismos que reagem ao

escoamento de sal nessas águas colorem os tons surreais da piscina, e a mancha cromática resultante é visível quilômetros acima da superfície da Terra. Como fotógrafo amador, instintivamente tirei uma captura de tela da paisagem agora clara no meu laptop. E com esse simples ato, a Earth View nasceu.

Lagoas de sal da área da baía de São Francisco
Nossa primeira vista da terra, as lagoas de sal da baía de São Francisco

O Earth View é uma coleção de milhares das mais belas paisagens do planeta, vistas do espaço. Na última década, a coleção foi testemunhada por milhões em todo o mundo como papéis de parede para dispositivos Android, protetores de tela para Chromecast e Google Home e como uma exibição interativa no Voyager do Google Earth. O Earth View já apareceu no maior outdoor do mundo para trazer um pouco de zen à Times Square durante as férias.

Hoje, estamos fazendo nossa maior atualização no Earth View adicionando mais de 1.000 novas imagens à coleção, elevando o total a mais de 2.500 paisagens impressionantes. As imagens atualizadas apresentam mais locais em todo o mundo e são otimizadas para as telas de alta resolução atuais - com cores mais brilhantes, imagens mais nítidas e resoluções de até 4K.

Parque Nacional de Yellowstone, terra
Uma amostra de todos os continentes das mais de 1.000 novas vistas da Terra disponíveis hoje. Este é o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.

Todas as novas imagens estão disponíveis na Galeria do Earth View, bem como na popular Extensão do Google Earth View Chrome. Agora, a galeria também apresenta um mapa de cores bacana para ajudá-lo a visualizar os milhares de locais do Earth View e encontrar uma paisagem com sua cor favorita.

Terra Ver mapa de cores
Filtre mais de 2.500 visualizações da Terra por cor ou região

Para dar vida ao Earth View, colaboramos com nossos amigos na Ubilabs em Hamburgo, Alemanha. Juntos, nos últimos anos, aprimoramos um conjunto de ferramentas que nos ajudam a percorrer 36 milhões de quilômetros quadrados de imagens de satélite, mantendo o controle fino da câmera para obter a foto certa. Para preparar a imagem final, otimizamos o perfil de cores para a paisagem em particular e exportamos a imagem final em ultra-alta resolução.

Saiba como capturamos as visualizações da Terra
Saiba como capturamos as visualizações da Terra

O Earth View começou com bastante simplicidade - uma curiosidade perseguida pelos curiosos. Ao longo da década, essa minúscula semente germinou vários membros e hoje essas imagens foram vistas por milhões de pessoas em todo o mundo. Para mim, a ressonância do Earth View é a maior curiosidade. Como espécie, tivemos apenas acesso a vistas do espaço nos últimos 50 anos. No entanto, algo codificado em nós há muito tempo parece acordar quando vemos o mundo nessa escala sem precedentes.

O Earth View tem o poder de elevar nossas mentes de nossas pequenas telas para o espaço sideral - as paisagens que se materializam quando você abre uma nova guia ou desbloqueia o telefone pontuam seu dia com um espelho global. Minha esperança, então, é que esse pequeno projeto engraçado - junto com o Google Earth como um todo - nos leva a nos importar mais profundamente com esse planeta estranho, mas caleidoscopicamente bonito.