Você já se sentiu como um peixe fora d'água? Tente ser um novato em tecnologia e converse com um engenheiro em um lugar como o Google.

Pergunte a um Techspert é uma nova série sobre a palavra-chave pedindo especialistas Googler para explicar a tecnologia complicada para o resto de nós.

Isso não é para ser abrangente, mas apenas o suficiente para fazer você parecer inteligente em um jantar.

O assistente de planilha: todo escritório tem um. Eles são mestres de funções e tabelas dinâmicas. É como se eles segurassem os segredos do universo, enquanto eu me atrapalhava tentando alfabetizar alguma coisa.

No local de trabalho de hoje, as planilhas estão dentro, e infinitas pilhas de papel contendo anos de informação estão fora. Isso me fez pensar: desde quando as planilhas se tornaram "uma coisa"? Como eles se tornaram a maneira de organizar dados? E como é o futuro das planilhas?

Para esta edição da Ask a Techspert, conversei com Ryan Weber, gerente de produto do G Suite, que trabalha no Planilhas Google, para obter uma visão de especialistas sobre como os usuários procuram as planilhas para gerenciar seus dados. Ryan e sua equipe não só sabem como usamos as planilhas hoje, mas também têm uma boa idéia de como as usaremos no futuro.

Como as planilhas e os computadores se encontraram pela primeira vez?

“As planilhas eram o primeiro 'aplicativo matador' do computador pessoal”, Ryan me disse. "As pessoas conseguiram para sua casa e para seus negócios, e isso permitiu que as pessoas realmente desvendassem o verdadeiro valor de um computador." Por "killer app", Ryan significa software tão popular que se torna uma das principais razões pelas quais muitas pessoas usam um dispositivo.

Essencialmente, as planilhas eram uma das razões para realmente comprar um computador pela primeira vez. Eles apresentaram uma alternativa tecnológica a todos os livros e livros de papel que, durante séculos, foram usados ​​para organizar informações. Nós tomamos isso por garantido agora, mas considere o que é um trocador de jogo ter uma maneira nova e mais eficiente de organizar os dados. O advento das planilhas tornou os computadores úteis para milhões de pessoas, que usam planilhas para qualquer coisa, desde listas de convidados de casamento até projeções financeiras para empresas da Fortune 500.

Como as planilhas são usadas atualmente na computação?

Atualmente, você não precisa escrever código ou saber como criar fórmulas complexas em uma planilha para que os dados funcionem para você. “O Sheets permite que alguém gerencie facilmente análises valiosas usando ferramentas simples com inteligência artificial (IA)”, diz Ryan. "A IA permite que você jogue dados de novas maneiras, incluindo a obtenção automática de sugestões para fórmulas, gráficos e tabelas dinâmicas, ou até mesmo o uso de linguagem natural para fazer perguntas no Sheets Explore ."

Essa capacidade significa que eles podem ser usados ​​por qualquer pessoa, não apenas por especialistas, que Ryan chama de "democratizando a análise de dados". E à medida que os usos e recursos do Planilhas continuam a evoluir, ela continuará se expandindo para ainda mais pessoas, ajudando-as de outras maneiras tanto na sua vida pessoal como profissional.

Como o Sheets é armazenado na nuvem, permite que todos vejam e editem o mesmo arquivo ao mesmo tempo. Isso é especialmente útil para empresas que dependem de aplicativos do G Suite, como o Sheets, para colaborar em análises pesadas com várias pessoas. "Historicamente, essa ideia de uma única fonte associada à colaboração em tempo real foi o que fez o Sheets se destacar de outras planilhas desde o início", diz Ryan. “Você não precisa se preocupar em enviar anexos de planilhas e depois tentar mesclá-los mais tarde. Essa colaboração perfeita no G Suite é o que torna nossas ferramentas diferentes ”.

Qual o futuro das planilhas?

Depois de 40 anos, fica claro que as planilhas estão aqui para ficar. Mas, como muitas outras tecnologias, a inteligência artificial pode afetar drasticamente a utilidade das planilhas para nós. Ryan diz que o Google está desenvolvendo novas formas de incorporar a IA ao Planilhas por esse motivo. Agora, a equipe está analisando o uso da AI para limpar e formatar dados automaticamente, para que esteja em boa forma e pronta para ser usada em sua análise.

A equipe também está procurando aumentar os tipos de dados disponíveis para análise, já que as informações podem vir de todos os lugares, especialmente no trabalho. "Estamos facilitando a conexão de grandes conjuntos de dados ao Planilhas a partir de outras fontes de dados críticas da sua empresa ou até mesmo a conectar dados importantes de fora da empresa ao Planilhas Google. Queremos garantir que os dados sejam de fácil acesso e análise, para que você possa fazer o que precisa fazer ”, diz Ryan.

Então, as planilhas futuristas baseadas em Inteligência Artificial saberão onde sentar os amigos de mahjong de sua mãe no seu casamento? A partir de agora, isso é tristemente improvável. Você ainda está por conta própria para descobrir esse campo minado social.