Babymigo: tecnologia para novos pais africanos.

Com as taxas de mortalidade infantil aumentando na Nigéria, principalmente devido à falta de médicos nas áreas rurais, o empresário Adeloye Olanrewaju queria ver se ele poderia usar a tecnologia para encontrar uma solução.

Isso o levou a iniciar o Babymigo , uma comunidade on-line que conecta gestantes e mães novas a recursos, médicos, especialistas e outros serviços.

O Babymigo foi recentemente parte do Google Developers Launchpad Accelerator na Nigéria, um programa de três meses que fornece orientação e suporte para startups em estágio inicial. Com sete programas de aceleração e 338 ex-alunos de startups, nós da Launchpad vimos em primeira mão como os empreendedores globais estão usando tecnologia e inovação de startups para resolver os maiores problemas do mundo.

Em uma nova série de holofotes chamada “Ideias para Realidade”, pretendemos compartilhar as histórias desses fundadores e suas startups por meio de vídeos e estudos de casos escritos. Em nossa primeira parte, falamos com Adeloye sobre por que ele começou Babymigo, e onde ele espera que seja nos próximos anos.

Quando surgiu a ideia do Babymigo?

Minha tia perdeu o bebê devido a complicações decorrentes do parto. Essas complicações poderiam ter sido evitadas se ela tivesse acesso às informações corretas de saúde. Infelizmente, a história dela não é única.

Hoje, na Nigéria, mais de 7 milhões de bebês nascem a cada ano, mas o país ainda tem a terceira maior taxa de mortalidade infantil do mundo. Para piorar as coisas, quase 60.000 mães perdem a vida a cada ano devido a complicações decorrentes do parto.

Quando comecei minha carreira trabalhando em uma maternidade, vi que o maior problema enfrentado pelas mães era o acesso deficiente a profissionais de saúde verificados e informações sobre saúde. Eu queria ajudar e senti que a tecnologia era a minha maneira de fazer isso. Então eu larguei meu emprego e comecei Babymigo, para usar a tecnologia para resolver esses desafios.

Como o Babymigo usa tecnologia para combater a mortalidade infantil?

Somos a primeira e única plataforma que aumenta o acesso a decisões de saúde informadas via SMS, um aplicativo e um portal da web. Nosso objetivo é ajudar as mães a terem suas dúvidas respondidas por especialistas em atendimento médico e infantil. Hoje, nossos serviços alcançaram mais de 100.000 usuários. Estamos procurando chegar a 1 milhão de mães até o final de 2020.

Que passos você deu para dar vida à sua ideia?

Eu encontrei o maior número de usuários possível e, em seguida, conduzi uma extensa pesquisa para entender melhor os problemas que eles enfrentavam e quais soluções eles realmente precisavam. Isso nos economizou tempo valioso, permitindo que nos concentrássemos nas características mais importantes que nossos usuários queriam.

O Google Launchpad Accelerator foi uma grande oportunidade para diagnosticar nossa empresa. Com a ajuda de especialistas e mentores experientes, conseguimos aumentar o crescimento e a retenção de usuários em cerca de 20%. Fazer parte do Launchpad também nos trouxe exposição na mídia e interesse significativo do investidor. Com o apoio do Google, percebemos um aumento dramático na confiança de nossos investidores e clientes.

Os produtos do Google estão no centro da criação da nossa plataforma. Por meio do Firebase Cloud Messaging, enviamos mensagens de notificação para impulsionar a retenção de usuários. Também usamos o Google Analytics para entender melhor nossos clientes, usando suas informações para agir, como melhorar nosso website.

Adeloye Olanrewaju de Babymigo

Algum conselho para futuros empreendedores?

Construir uma startup de tecnologia é uma montanha-russa, então desenvolver uma forte resiliência mental é fundamental. Nada pode substituir a persistência. Cerque-se de pensadores que te empurram. No Launchpad, tive a chance de ser desafiado por meus colegas em cada turno. Encontre uma rede que o guie da mesma maneira.