Mapeamento de incêndios Florestais com o Poder de Dados de Satélite

Há dez anos, estávamos dentro do escritório do Google em Haifa, Israel, quando o devastador incêndio da Montanha do Carmelo começou a arder não muito longe de nós. A equipe começou a pesquisar na web para saber mais. E embora tenhamos encontrado alguns detalhes confirmando o que já sabíamos - um grande incêndio estava ocorrendo fora de nossa porta - nós experimentamos uma lacuna de informação potencialmente impactante para a vida.

Isto deu o pontapé inicial em nossa jornada para construir recursos no Google Search e outros produtos que conectam as pessoas com informações de alta qualidade durante crises. Algumas horas depois de tirar a foto abaixo, lançamos rapidamente um pequeno recurso no Search que facilitou às pessoas encontrar a linha direta de emergência para o incêndio da Montanha Carmel. Desde então, continuamos a evoluir e expandir este lançamento inicial para os alertas SOS que lançamos em 2017.

Conectando as pessoas a informações críticas durante incêndios florestais ativos
Hoje estamos lançando um novo mapa de limites do incêndio em Search and Maps SOS alerts nos Estados Unidos para fornecer uma visão mais profunda das áreas impactadas por um incêndio em andamento. Em momentos como um incêndio em crescimento, saber exatamente onde um incêndio está em andamento e como evitá-lo é fundamental. Usando dados de satélite para criar um mapa de fronteira do incêndio, as pessoas agora verão o tamanho aproximado e a localização diretamente em seu telefone ou mesa de trabalho.

Quando as pessoas procuram um incêndio específico como "Pine Gulch fire" ou "Apple fire" em Search, elas poderão ver o limite aproximado do incêndio, nome e localização, bem como artigos de notícias e recursos úteis das agências de emergência locais no alerta SOS.

No Google Maps, as pessoas terão acesso aos mesmos detalhes, incluindo o limite do incêndio, e receberão avisos se estiverem se aproximando de um incêndio ativo. Se alguém estiver explorando uma área próxima a um incêndio no Google Maps, receberá um alerta ambiental que o apontará para as últimas informações.

Como mapeamos os incêndios para ajudar a manter as pessoas seguras
Com dados de satélite da constelação de satélites GOES da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e as capacidades de análise de dados do Google Earth Engine, agora podemos mostrar o tamanho de um incêndio quase em tempo real, com os dados sendo atualizados aproximadamente a cada hora. Os satélites da NOAA incluem sensores infravermelhos e óticos otimizados para detectar "pontos quentes" ou grandes incêndios florestais na superfície da Terra. Fazemos cálculos sobre estes dados no Motor Terrestre para identificar a área afetada.

A partir daí, criamos um polígono digital - o limite vermelho mostrado no mapa em Search e Google Map - que representa a área aproximada de impacto de incêndios florestais. Se vários grandes incêndios estiverem ativos na mesma região, as pessoas podem ver vários polígonos. Você pode aprender mais sobre como coletamos, analisamos e visualizamos dados de incêndios florestais a partir de satélites em nosso blog Medium.

 

Colocando estas informações para funcionar
Este ano, o National Interagency Fire Center previu acima dos riscos normais de incêndio para várias áreas nos EUA. Os bombeiros já enfrentaram grandes incêndios no norte e sul da Califórnia, bem como o Grizzly Creek Fire no Colorado, que levou a evacuações e queimou milhares de acres. Nessas situações, ter informações de alta qualidade na ponta dos dedos é importante.

Por exemplo, nos recentes incêndios de Apple, Pine Gulch e Grizzly, rapidamente identificamos que os incêndios estavam se expandindo rapidamente, e as condições secas exacerbaram o fogo, colocando milhares de pessoas em risco. Conseguimos lançar nossos alertas SOS, com o mapa de fronteira mais recente, em Search e Google Maps.

No ano passado, pilotamos este recurso em Search for major California wildfires para confirmar que era uma ferramenta útil para os socorristas, pessoal de gerenciamento de emergência e para a comunidade. Colaboramos com organizações, como o Escritório do Governador da Califórnia de Serviços de Emergência (Cal OES) e o Escritório de Gerenciamento de Emergências de Boulder, para reunir recomendações de especialistas em preparação e resposta a incêndios florestais. O feedback deles ao longo de nosso piloto de 2019 ajudou a identificar quais informações são mais úteis durante situações de emergência.

O Google tem estado envolvido na resposta a crises por muitos anos, começando com o incêndio da Montanha Carmel em Israel em 2010. Desde então, iniciamos alertas públicos e SOS para centenas de milhares de crises em todo o mundo. Do mapeamento de incêndios, à detecção de terremotos e alertas à previsão de enchentes, continuamos a encontrar novas maneiras para que a tecnologia seja útil nos momentos mais críticos.

Fonte: Blog Google

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...