Como o amor pela leitura se transformou em novos recursos para o Play Livros?

Você já se perguntou como os novos recursos são desenvolvidos no Google?
Começamos com um problema que precisa ser resolvido, então consideramos qual a melhor solução, para que nossos produtos possam ser mais úteis. E, quando podemos, gostamos de receber feedback de você (e dos próprios Googlers) antes do lançamento oficial, para que possamos refinar e melhorar.

Os recursos beta são novos no Play Livros e permitem que você teste recursos experimentais na web. Este projeto se originou com Dan Kimberg, um engenheiro de software que se juntou à equipe do Play Livros para aperfeiçoar um produto do qual ele era fã de longa data. Autoproclamado leitor ávido e amante da literatura por toda a vida, Dan estava ansioso para personalizar sua biblioteca e torná-la mais fácil de navegar e organizar sua coleção de livros. Ele sabia que outros leitores provavelmente se sentiam da mesma maneira - então ele começou a trabalhar.

Esses recursos podem carecer de um pouco de polimento; eles podem evoluir, melhorar, desaparecer ou se transformar em novas atualizações de produtos do Play Livros. Eles são experimentais, e Dan e a equipe querem ouvir o que é mais útil para você. Sentamos com Dan para aprender mais sobre a inspiração por trás dos recursos beta.

 

O que o levou à equipe do Play Livros?

Sempre fui uma leitora ávida, mas nem sempre trabalhei no mundo dos livros. Há oito anos sou engenheiro de software no Google em diferentes equipes. E antes de vir para o Google, passei quase 20 anos como pesquisador em neurociência cognitiva, usando imagens do cérebro para tentar entender como a mente funciona.

Antes de entrar para a equipe do Play Livros, preenchi cerca de 50 solicitações de recursos e, desde adolescente, estava pensando em como a tecnologia poderia melhorar a leitura, a audição (e a escrita).

 

 

O que o inspirou a desenvolver recursos beta?

Leitor constante, costumava sair de férias e embalar 20 livros porque não sabia o que acabaria querendo ler. Ao longo dos meus anos de leitura de livros físicos, houve algumas frustrações fundamentais que me inspiraram a pensar de forma diferente sobre como a tecnologia pode tornar a leitura mais agradável. Os livros físicos não oferecem a flexibilidade de selecionar o tamanho de fonte certo para você, nem todos os livros impressos são bem encadernados, o tamanho da página varia e longas linhas de texto podem não ser adequadas ao seu estilo de leitura. Agora, com a ajuda da tecnologia, posso tentar resolver algumas dessas frustrações para os outros (e agora posso levar quantos livros eu quiser nas férias).

 

 

Quais recursos beta estão disponíveis agora para teste - e qual é o seu favorito?

Primeiro, há estantes personalizadas - meu favorito pessoal e o recurso mais solicitado por nossos usuários. Ele permite que você organize suas estantes de uma forma mais útil e pessoal. Por exemplo, intitulei uma de minhas estantes personalizadas de "Releia-me" - isso é para livros que li, mas gostaria de revisitar, para que não se percam na confusão de outros livros.

Você também poderá pesquisar rapidamente um livro específico em sua biblioteca ou ordenar sua biblioteca usando diferentes critérios - como autor, título, última leitura e preço. O último recurso Beta é uma nova estante chamada Pronto para Ler, que mostra os livros que você ainda não terminou para ajudá-lo a retomar rapidamente de onde parou.

 

 


Como você pode começar a testar?

Cabeça para play.google.com/books , clique no botão Configurações e selecione “Beta Recursos” para começar. Você pode habilitar todos os recursos ou apenas aqueles que achar mais úteis. Se você quiser enviar feedback sobre os recursos beta depois de experimentá-los, ou se quiser nos enviar uma solicitação de recurso que você sempre sonhou, clique no ícone Configurações e selecione Enviar feedback.

 

 

 

 

 

Fonte: Blog do Google