Gmail: veja funções do serviço de e-mails que você nem devia saber que existiam

O serviço de e-mails do Google já reúne mais de 425 milhões de usuários em todo o mundo e, no mês de outubro, conseguiu deixar todos os seus concorrentes para trás, assumindo a liderança entre os serviços de e-mail de todo o planeta.

Mas o Gmail não serve apenas para mandar e receber simples mensagens. O serviço também possui diversas ferramentas interessantes, mas que nem sempre são utilizadas. Você sabia, por exemplo, que pode navegar pelo webmail usando apenas teclas de atalho?

Confira mais algumas dicas para otimizar a sua experiência com o provedor de e-mails do Google:

1. Chamadas telefônicas com o Gmail:

O Gmail permite que seus usuários façam chamadas telefônicas utilizando o seu serviço de bate-papo. Basta clicar em 'Chamar telefone', um recurso que é representado pelo desenho de um telefone e fica na parte superior da sua lista de bate-papo. Outra maneira de realizar as ligações é clicar em cima de um número de telefone presente em algum e-mail recebido.


As chamadas internacionais possuem valores variados, e algumas tiveram as tarifas reduzidas recentemente. Já as ligações para território nacional custam cerca de R$ 0,04/minuto para números fixos, e cerca de R$ 0,30/minuto para celulares.

O serviço começou a funcionar no Brasil em 2011 e, para realizar as chamadas, é preciso comprar créditos, que estão disponíveis em quatro moedas (euro, libras, dólares canadenses e dólares americanos).

2. Utilize o Gmail mesmo sem uma conexão à Internet:


O 'Gmail Offline' beta é uma extensão para o Chrome que permite aos usuários ler, responder, pesquisar e arquivar e-mails mesmo sem estar conectado à internet. Após a primeira inicialização, o Gmail Offline irá sincronizar automaticamente as mensagens e ações a qualquer hora, sempre que o Chrome estiver em execução e o dispositivo conectado à Internet.


Mais do que um simples aplicativo offline, a interface do usuário simplificada, baseada na bem conhecida interface do Gmail para tablets, proporciona um tempo de resposta extremamente rápido e, portanto, uma experiência pura, concentrada exclusivamente no e-mail. Para utilizar esse recurso, basta realizar o download do aplicativo gratuitamente.

 
3. Configure mensagens predeterminadas em vez de digitar a mesma resposta várias vezes:


O 'Labs' é uma ferramenta que permite a você experimentar diversos recursos que foram recentemente adicionados ao Gmail. Um desses recursos chama-se 'Respostas predeterminadas'. Essa função pode ser extremamente útil para pessoas que costumam digitar a mesma resposta várias vezes em seus e-mails.

Para ativar o recurso, basta ir até o menu de 'Configurações' do Gmail, depois clique na aba chamada 'Labs'. Em seguida procure pela opção 'Respostas predeterminadas' e clique em 'Ativar', depois salve as alterações.

Com a opção ativa, quando você for escrever um novo e-mail vai notar a opção 'Repostas predeterminadas'. Basta você criar novas mensagens predeterminadas para deixá-las salvas e usar sempre que quiser.

4. Esqueceu de sair de sua conta em um computador público? Faça isso de forma remota:

Se algum dia você esquecer de fazer o logoff da sua conta no Gmail ao usar computadores de terceiros, não precisa se preocupar: o serviço oferece um recurso para que você faça isso remotamente. Trata-se de um procedimento extremamente simples.

Na parte inferior da caixa de entrada existem informações a respeito da sua última atividade em sua conta do Gmail. Basta clicar em 'Detalhes' para conferir se você realmente deixou seu e-mail aberto em algum outro lugar.

Um pop up será aberto com todas as informações de acesso à sua conta. Para encerrar as atividades em outro computador, basta clicar em 'Sair de todas as outras sessões' e tudo ficará sob controle.

Essa página também te ajuda a verificar todos os registros dos números IP e localizações aproximadas dos últimos logins, algo muito interessante para a segurança da sua conta.

5. Teclados virtuais, IMEs e transliteração no Gmail:

Mais uma extensão do Chrome bem útil para usuários do Gmail, chama-se 'Ferramentas de Entrada do Google'. Essa ferramenta permite a utilização de um teclado virtual na tela do computador para que o usuário possa digitar em um idioma diferente com o clique do mouse e volte ao idioma original com a mesma facilidade.

As ferramentas de inserção de texto do Google oferecem teclados virtuais para mais de 70 idiomas e IMEs completos ou transliteração para mais de 20 scripts diferentes.

 

 

 

 

 

 

Fonte: canaltech.com

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...