Usuários de celulares Android, contam com o aplicativo de WebView do sistema (Android) instalado por padrão. Isso acontece, porque aplicativo é um dos componentes que vêm instalado em todos os dispositivos com o Android OS (do inglês "operating system", "Sistema operacional" em sua tradução) e entre suas principais funções, este possibilita interações em seu celular.

 

Mas afinal, para que serve o "WebView do sistema"?
 
O que é o WebView?

A ferramenta, é um componente do sistema que permite que as aplicações do Android exibam conteúdo da web diretamente dentro de um aplicativo.


Sendo assim, o WebView do sistema Android é responsável pela navegação em sites e conteúdo da Web dentro de aplicativos em seu celular. A ferramenta, é instalado como parte dos componentes de pré-requisito do sistema. A recomendação de desenvolvedores, é que aplicação seja mantida em seu aparelho atualizada em sua versão mais recente, pois sua presença é importante para o bom funcionamento de seus aplicativos. Entenda melhor nas próximas linhas.

Quais as funções do WebView e, por que ele é importante?

Mas, por que o WebView é importante para aplicativos? A ferramenta, é importante porque não só fornece ao aplicativo um navegador integrado, mas também permite que o aplicativo do desenvolvedor interaja com páginas da web e outros aplicativos da web.

Por exemplo, ao acessar um link em um "Stories" do Instagram, o aplicativo utiliza a WebView do sistema, para que seja possível navegar naquele site diretamente pelo aplicativo do Instagram, sem que seja necessário abrir uma nova guia em seu navegador padrão.


Além disso, o WebView é importante para desenvolvedores. Você pode desenvolver um aplicativo da Web (ou apenas uma página da Web) como parte de um aplicativo para um cliente, por exemplo, através do WebView. Dessa forma, o recurso funciona como uma extensão do Android, que permite exibir páginas da Web como parte do layout de atividades.


Agora que você sabe como o WebView funciona, é mais fácil compreender o papel do aplicativo em seu celular. Este atua promovendo o bom desempenho de aplicativos no sistema Android.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: canaltech