Você já ouviu falar do Android Market?

Se você respondeu sim, então provavelmente seu primeiro celular com Android foi adquirido há bastante tempo. Agora, se este nome não é familiar para você, não se preocupe. Preparamos um artigo especial com todos os detalhes que marcaram a trajetória do Google Play, antigo Android Market, a maior loja de apps para celulares da história.


Android Market para Google Play

O Android Market nasceu junto com os primeiros celulares Android que foram lançados no decorrer de 2008. Hoje, com 11 anos de vida, a loja coleciona altos e baixos, que vão desde números impressionantes de downloads até problemas de segurança relacionados com aplicações maliciosas.

Diferente do Android, que é um sistema de código-aberto e que pode ser acessado e desenvolvido por qualquer empresa ou usuário avançado, o Google Play só é instalado em celulares certificados, que são homologados pelo próprio Google. Isso é necessário pois a loja tem conteúdo original e também pago, o que requer alguns cuidados com segurança e uso de informações, sobretudo em plataformas que processam pagamentos.


O Android Market durou cinco anos, sendo substituído, em 2012, pela marca Play Store, que mais tarde foi rebatizada de Google Play. A mudança de nome foi necessária para atender a nova estratégia do Google de oferecer produtos que vão além dos celulares Android e estão em outras plataformas, como computadores e Smart TVs, por exemplo. Assim, o Google Play se tornou uma loja mais ampla que hoje está presente em milhares de outros aparelhos.

Em 2012, contudo, a loja centralizava apenas duas outras categorias: Google Music (depois rebatizado de Play Música) e Google eBookstore (depois, Play Livros). Outras foram incorporadas ao longo dos últimos anos, como o Google Play Filmes e o Play Banca.


Além de otimizar seus protocolos de segurança com o passar do tempo, o Google embutiu no Google Play o Play Protect, que nada mais é do que um antivírus que escaneia o conteúdo que está dentro da loja e que pode ser baixado por todos os usuários. O sistema Android também teve seu sistema de permissões otimizado para que o usuário consiga controlar os acessos que são fornecidos a apps instalados.

 
Google Play em números

O Google Play tem números expressivos e passou por mudanças que marcaram seus usuários em vários sentidos. Eles são:

São 3,6 milhões de aplicativos disponíveis até 2018;
Google Play é, atualmente, quase 70% maior que a App Store;
Em 2015, 3,15% dos apps do Google Play tinham comportamento malicioso;
Só em 2017, 17,5 mil apps migraram do iOS para o Android;
O Google Play chegou ao sistema Chrome OS em 2016;
Na China, atualmente, não há celulares Android com Google Play instalada;
Em 2015, o Google Play recebia 6 bilhões de denúncias de apps fraudulentos por dia dos usuários;
O Brasil fechou 2017 na quinta posição no ranking dos países que mais desenvolvem aplicativos para o Google Play;
O aplicativo mais baixado na história do Google Play é o WhatsApp;
O jogo mais baixado de todos os tempos é o "Pou", que desbancou o reinado de anos no topo do Subway Surfers em 2017.

 

 

 

 

 

 


Fonte:canaltech.com

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...