O que é o Chromecast?

O Chromecast é o produto mais popular e acessível que o Google vende no Brasil. No mercado desde 2013, o acessório coleciona fãs e admiradores graças a sua utilidade capaz de transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma Smart TV completa.

Confira algumas alternativas ao Chromecast para comprar no Brasil

Pouco maior que um pendrive, o Chromecast leva uma interface inteligente para qualquer televisor quando conectado a entrada HDMI. Com a ajuda de uma conexão Wi-Fi o acessório transforma essa interface em um "portal inteligente" que recebe conteúdo espelhado do celular através de aplicativos compatíveis.

Por se tratar de um acessório independente, o Chromecast precisa de energia para funcionar, portanto, o usuário terá que conectá-lo à entrada USB da TV, caso exista, ou diretamente em uma tomada. Na caixa, o acessório vem com uma tomada e um cabo USB para isso.

O funcionamento do Chromecast se dá graças a tecnologia Google Cast, que é semelhante ao Miracast, que usa a conexão Wi-Fi para transmitir áudio e vídeo em monitores e TVs. É claro que a qualidade da conexão irá depender da estabilidade do sinal e sua velocidade.

Este é o Chromecast de primeira geração

Quais aplicativos são compatíveis com o Chromecast?

Além de aplicativos, o Chromecast também suporta jogos mais simples, como o Just Dance Now. A lista completa de jogos compatíveis estão disponíveis no Google Play Store neste link. Entre os apps, se destacam Netflix, Prime Video, Spotify, YouTube, HBO Go, Globoplay, Apple Music e vários outros.

Existem outros aplicativos que são compatíveis com o Chromecast e estão fora do Google Play, como as galerias de fotos de algumas interfaces do usuário e navegadores de internet. Qualquer aplicativo com o ícone de transmissão para o Chromecast pode ser espelhado no acessório conectado a TV pelo Wi-Fi.

Qual a diferença entre Chromecast 1, 2 e 3?

Desde 2013, o Google já lançou quatro versões do Chromecast: primeira geração, segunda, terceira e Ultra (o Chromecast Ultra não é vendido no Brasil). A versão mais potente lançada até hoje é o Ultra, que suporta vídeos em resolução 4K e tecnologias de imagem mais recentes, como HDR10 e Dolby Vision. Com relação aos outros três modelos, as principais diferenças entre eles são:

  • Chromecast 1: suporta resolução Full HD (1080p) e rede Wi-Fi de 2,4 GHz;
  • Chromecast 2: suporta resolução Full HD, HD (720p) a 60 fps (60 quadros por segundo) e rede Wi-Fi de 5 GHz;
  • Chromecast 3: suporta resolução Full HD a 60 fps e rede Wi-Fi de 5 GHz.

Chromecast de terceira geração e os acessórios que acompanham a caixa do produto
Há também mudanças no design, sendo que a partir da segunda geração o Google mudou o formato que lembra um pendrive por um visual circular que vem com um fio flexível acoplado com a conexão HDMI na ponta.

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...