Novidades

Espaço reservado às últimas novidades...

Google lança Chrome 67 com login sem senha e menu secreto de emoji

Foto por Stephen Shankland/Flickr

Novo smartwatch da Samsung pode rodar Wear OS da Google.

O Google Lens finalmente está disponível em português.

Apresentados no Google I/O 2018, os novos recursos do Lens começaram a ser liberados.

Novo Google Trends mostra tendências de busca em tempo real.

Imagem relacionada

O Google mostrou um visor OLED de alta resolução criado em parceria com a LG e feito para o mercado de dispositivos de realidade virtual.

Veja novidades do Gmail, Android, Assistente e outros serviços que chegam graças aos avanços de inteligência artificial

Imagem relacionada

Avanços no campo da inteligência artificial foram o centro das atenções no Google I/O 2018, evento anual sobre as novidades da empresa a desenvolvedores. A tecnologia marca inovações principalmente no Google Assistente, mas outros produtos populares do Google não ficaram de fora. Gmail, Fotos, Android e outros serviços também devem ficar mais "espertos" em breve.
A companhia crê que a inteligência artificial é o motor para resolver problemas reais, e o evento deste ano ofereceu a primeira amostra ampla de mudanças que estão por vir. Veja a seguir sete promessas da gigante da Internet.

Android P e Inteligência Artificial são destaques do Google I/O 2018

1. Google Assistente mais fluido
O Google Assistente é o carro-chefe quando se trata de inteligência artificial. Durante o evento, o Google anunciou uma maneira mais fluida na conversação do recurso, que permite ao usuário continuar a fazer perguntas sem acionar o comando "Hey, Google" (substituto ao atual "Ok, Google") todas as vezes. A ideia torna possível uma maneira mais natural de interagir, sem as interrupções frequentes necessárias hoje em dia para continuar com o domínio da máquina.
Essa evolução, segundo o Google, é proporcionada a partir de uma compreensão melhor do sistema em relação à linguagem humana. Assim, o Assistente sabe com mais facilidade quando o usuário dá continuidade a uma interação ou está apenas em uma conversa com alguém ao lado.
Além disso, o recurso presente no Android — e, em breve, no Android TV — receberá seis novas vozes, inclusive a do cantor John Legend. Ainda não está claro, porém, quando essas novidades serão disponibilizadas em português, no Brasil.

2. Google Duplex
A evolução da capacidade linguística do Assistente foi mostrada de maneira mais impressionante no Google Duplex. Ainda em fase de testes, a função dá à inteligência artificial do Google a capacidade de efetuar ligações para iniciar conversas com pessoas reais. Na demonstração, a máquina ligou para um salão de beleza e, conforme a orientação prévia do usuário, marcou um horário com a atendente.
Apesar de questionamentos em torno da viabilidade desse tipo de tarefa, fica evidente o aprimoramento que a tecnologia ganha para entender a língua e falar como um humano. Em inglês, a máquina usa expressões como "hummm" e "ééé", indicadores de hesitação para soar mais realista para quem ouve. Depois da demonstração, o Google disse ter decidido incluir um aviso no começo da conversa para deixar o interlocutor saber que se trata de um robô.

3. Texto automático no Gmail
Aprimoramentos de linguagem também foram usados na função Composição Inteligente do Gmail. Ao digitar uma mensagem no navegador, o usuário recebe sugestões e pode clicar na tecla "Tab" para continuar o texto automaticamente, conforme previsto pela máquina. O recurso é similar a um teclado para celular.
Segundo o Google, a novidade ajuda a economizar tempo com a diminuição da escrita repetitiva e a chance de erros ortográficos e gramaticais. A máquina pode até sugerir frases contextuais relevantes, como a saudação "Tenha um ótimo fim de semana!" no encerramento do e-mail, de acordo com o dia da semana. Já liberado nos EUA, a função de autocompletar inteligente não tem previsão de chegada ao Brasil.

4. Edições no Google Fotos
A IA do Google também está mais aperfeiçoada para reconhecer imagens, e um dos reflexos dessa melhoria está no serviço de hospedagem de fotos. Já chega para todos, inclusive no Brasil, uma função do aplicativo com base na análise de inteligência artificial para sugerir ajustes automáticos mais certeiros de brilho, cor e contraste. O app também está mais capacitado para reconhecer pessoas presentes em fotos, com sugestões mais rápidas de compartilhamento com amigos.

5. Google Lens
Outro destaque está relacionado ao Google Lens, recurso de identificação de elementos a partir da câmera do celular. Com ele, será possível obter informações online sobre pessoas, animais e objetos no mundo real e com isso, abrir caminho para uma experiência mais completa de compras via Internet. A máquina também será apta a ler textos em papel, como cardápios e bulas de remédio, e oferecer definições e outros dados na busca do Google sem precisar digitar nada.
O Lens será oferecido no Brasil a partir de maio, diretamente na câmera de alguns aparelhos Android. Por enquanto, a função está prevista para modelos de LG, Motorola, Sony e Asus. Celulares da Samsung, que contam com a assistente Bixby, ficam inicialmente de fora.

6. Android mais adaptativo
O Google anunciou aplicações de inteligência artificial previstas para o Android P, próxima versão do sistema de smartphones. Os destaques vão para recursos que adaptam o celular para as preferências do usuário automaticamente, como o brilho da tela e o uso de bateria pelos apps mais importantes.
O software também promete analisar o uso do aparelho para oferecer sempre informações rápidas, como os apps ativados em certa hora do dia. Além de agilizar tarefas, a ideia é economizar o máximo de energia para deixar o telefone mais tempo longe da tomada.

7. Novo Google News
O Google News foi completamente reformulado com ajuda de inteligência artificial. A empresa usa seu algoritmo habilidoso, para vasculhar a web constantemente para alimentar um sistema de coleta das principais notícias sobre qualquer tópico, com entendimento do contexto. O robô usa a localização e os interesses do usuário, entre outras variáveis, para entregar um pacote coeso de informações para leitura.
Os estudos da IA aplicados a um leitor de notícias resultam em funções como o botão "Cobertura completa", com um feed sobre determinado acontecimento. O Google reúne as publicações mais relevantes e as agrupa em uma lista para facilitar o entendimento do leitor. Além disso, o app também exibe, em alguns conteúdos, pequenos trechos da matéria para ajudar o usuário a decidir se deve clicar naquele conteúdo.

Google Fotos ganha botões de favoritar e curtir.

O Google teria fechado acordos com os fabricantes de celulares que utilizam o sistema operacional Android para garantir que aparelhos recebam as atualizações mensais de segurança distribuídas para o sistema. A revelação foi feita por David Kleidermacher, chefe da segurança para a plataforma do Android, durante sua palestra na conferência I/O, um evento voltado a desenvolvedores de aplicativos para Android.

Android 8 com patch de segurança de março de 2018.  (Foto: Reprodução)

GDPR, lei europeia de privacidade de dados, provoca mudança de política de privacidade do Google e dá mais controle ao usuário sobre dados.

Google simplifica controle de dados para usuários (Foto: Divulgação/Google)

Durante a I/O na última semana, a Google anunciou que iria reformular o seu Google News e implementar inteligência artificial ao serviço. No mesmo anúncio, foi divulgado que o lançamento ocorreria na App Store nos próximos dias, e o momento enfim chegou. O novo Google Notícias chegou para iOS substituindo o antigo Google Play Banca. A versão para Android também já pode ser encontrada na Google Play Store.

Em questão de funcionalidade, o novo Google Notícias é semelhante no iOS e no Android, já que o aplicativo usa aprendizado de máquina para combinar algoritmos e vasculhar notícias complexas e de última hora, dividindo-as em ordem cronológica, ou segmentando por notícias locais, além de apresentar as histórias em uma sequência lógica, com desenvolvimento e evolução do caso. O intuito é facilitar o entendimento do usuário.

A Google anuncia nesta segunda-feira (14) o Google One, um novo serviço que substitui a versão paga do Google Drive e promete planos mais baratos para clientes de baixo e pequeno porte de armazenamento — com direito a novas funcionalidades e uma maneira diferente de compartilhar o conteúdo.

O Google anunciou, durante o I/O 2018, a nova habilidade de sua assistente virtual: falar pelo telefone com seres humanos. Por meio de uma tecnologia chamada Duplex, a Google Assistente, em breve, será capaz de resolver pequenas tarefas do “mundo real” que exigem uma ligação.

O recurso, que mostra um passo largo no campo de inteligência artifical, promete facilitar a vida do usuário ao marcar compromissos, como uma hora no salão de beleza ou uma reserva em um restaurante. A tecnologia pode ser uma vantagem para pequenos negócios que não possuem um site ou sistema online de reservas.

Google Assistente será capaz de realizar ligações sem interferência humana (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Subcategorias

Google Avançado - Notícias do que acontece no Google Pay.

Google Avançado - Notícias sobre o que acontece no sistema Android.

Espaço reservado a assuntos do Google Docs.

Espaço reservado a conteúdo do Chrome.

Espaços reservado às novidades do Chromecast.

Espaço reservado às novidades do Google Play...

Espaço reservado às novidades do Google Cloud...

Espaço reservado a assuntos sobre o Google Maps...

Espaço reservado a assuntos sobre o Google Notícias...

Espaço reservado a assuntos sobre o Google Tradutor...

Espaço reservado a assuntos sobre o Google Shopping...

Espaço reservado a assuntos sobre a pesquisa do Google...

Espaço reservado a assuntos sobre o Google Ads... (antes conhecido como Google AdWords)

Espaço reservado a assuntos relacionados a plataforma de compartilhamento de Vídeos Youtube.

Espaço reservado a assuntos relacionados ao Google Drive...

Espaço reservado a assuntos sobre o Google Maps...

Espaço reservado a noticias geradas pela repartição do Google Arte e Cultura...

Gerenciador de e-mails do Google.

Espaço reservado a notícias e dicas sobre Google Meet...

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...