Introdução

Introdução ao Google Docs.

Google Docs


Como o Google Docs salva em uma instalação de armazenamento on-line segura, você pode criar planilhas sem precisar salvá-las em sua unidade de  disco rígido local. Você também pode acessar suas planilhas (e todos os documentos e outros arquivos) a partir de qualquer computador ao fazer login em sua Conta do Google. No caso de uma falha no disco rígido local, você não perde o conteúdo salvo.

Como o Google Docs salva continuamente seu trabalho, não existe o botão Salvar ou item de menu. A hora da última atualização é exibida perto da barra de menus.

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=40626&topic=1361467&ctx=topic

 

Google Docs


Para alinhar seus documentos, planilhas e apresentações da direita para a esquerda, acesse sua Lista de documentos em docs.google.com.

Em seguida, clique no ícone de roda dentada acima de sua lista de itens e selecione Configurações. Na seção Edição, selecione a caixa de seleção próxima a "Exibir controles da direita para a esquerda (para documentos em hebraico e árabe) no editor".

Se você habilitou essa configuração, também pode inserir texto da direita para a esquerda nas tabelas que criar no Google Docs. Isso significa que a primeira célula da tabela estará no canto superior direito e que pressionar a tecla TAB o redirecionará para a esquerda e para baixo. Para ajustar as configurações da tabela, acesse o menu Tabela em um documento e selecione Propriedades da tabela...

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=65166&topic=1361467&ctx=topic

 

 

Google Docs


Qualquer colaborador pode alterar as definições de localidade de uma planilha. Ao fazer isso, a moeda-padrão da planilha, o formato das datas e a formatação de números são alterados. Esteja ciente de que quando essa alteração é feita, ela é implementada em toda a planilha e afeta todas as pessoas que a utilizam, independentemente da localização geográfica.

Se você for um proprietário ou um colaborador, é possível alterar a localidade e o fuso horário usando estas etapas:

  1. Abrir uma planilha.
  2. Clique em Arquivo > Configurações da planilha.
  3. Na janela exibida, altere o fuso horário e a localidade.
  4. Clique em Salvar configurações.

 

Agora, as alterações são aplicadas à planilha.

 

 

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=58515&topic=1361467&ctx=topic

 

 

Google Docs

 

Para imprimir suas planilhas, você tem três opções:

 

  • Imprimir a planilha como PDF

 

Selecione o menu Arquivo e depois Imprimir. Selecione as opções de formatação na janela "Configurações de impressão" e clique no botão Imprimir. Será feito o download do PDF de sua planilha, que poderá ser impressa em seguida.

 

  • Exportar sua planilha para um arquivo .html

 

Selecione o menu Arquivo e passe o mouse sobre a opção Fazer download como. Selecione .html. Sua planilha será aberta em uma nova janela do navegador. Em seguida, imprima a partir do menu Arquivo do navegador, selecionando a opção de menu Imprimir.

 

  • Imprimir a planilha a partir de um aparelho celular

 

Utilize o Google Cloud Print para imprimir uma planilha a partir de seu aparelho celular.


Se sua planilha apresentar gráficos e gadgets em página inteira, eles não serão impressos. As demais páginas, no entanto, poderão ser impressas. Para imprimir folhas que contenham gráficos e gadgets em página inteira, acesse o menu Arquivo do navegador.

Como formatar sua planilha impressa

Ao imprimir as planilhas, há diversas opções para formatar a versão impressa da planilha. Observação: essas opções estarão disponíveis apenas se a planilha for impressa como PDF.

 

  • Imprimir uma página, todas as páginas ou uma seleção de uma única planilha. Se escolher imprimir uma seleção, a seleção impressa será o intervalo de células selecionado antes de abrir a caixa de diálogo "Configurações de impressão".
  • Ajuste o tamanho para Ajustar à largura ou Tamanho real.
  • Selecione o layout Paisagem ou Retrato.
  • Selecione o tamanho do papel na lista suspensa.
  • Verifique as caixas na seção Opções para repetir os cabeçalhos de linha, imprimir sem linhas de grade, incluir o título do documento, incluir os nomes das folhas, ou incluir número de páginas na cópia impressa.

 


Como remover o URL da planilha impressa

Para remover o URL dos seus documentos impressos, siga as instruções específicas para cada navegador. Os URLs são removidos por padrão no Google Chrome.

 

  • Firefox para PC
  1. Selecione Arquivo e depois Configuração da Página.
  2. Selecione a guia Margens e Cabeçalho/Rodapé.
  3. Ajuste os cabeçalhos e rodapés na parte inferior da janela como Em branco.
  4. Clique em OK.

 

 

  • Firefox para Mac

 

 

  1. Selecione Arquivo e depois Imprimir.
  2. Na janela exibida, selecione o menu suspenso Cópias e Páginas e escolha Firefox.
  3. Na parte inferior dessa nova janela, certifique-se que as opções Cabeçalhos de página e Rodapés de página (Esquerda, Centro e Direita) estão ajustadas para Em branco.
  4. Clique em OK.

 

 

  • Internet Explorer

 

 

  1. Selecione Arquivo e depois Configuração da Página.
  2. Exclua as informações dos campos Cabeçalho e Rodapé.
  3. Clique em OK.
Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=40617&topic=1361467&ctx=topic

 

 

 

Google Docs


Para ter a melhor experiência possível ao usar os documentos, as apresentações e as planilhas do Google, visualize os documentos nos níveis de zoom padrão. Se, na tela de seu computador, o zoom estiver aumentado ou diminuído, a formatação ou a renderização pode ser impactada de forma negativa.

Se você receber uma mensagem de erro quando aumentar ou diminuir o zoom na tela de seu computador, use o atalho do teclado Cmd + 0 (Mac) ou Ctrl + 0 (PC) para redefinir a tela para o nível de zoom padrão.

 

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=2492762&topic=1361464&ctx=topic

Google Docs


Se deseja adicionar números de páginas a um documento, clique no menu Inserir e passe o mouse sobre Número da página. No submenu Número da página, escolha onde deseja colocar os números das páginas: Parte superior da página ou Parte inferior da página.

Para inserir uma contagem de páginas, clique no menu Inserir e selecione Contagem de páginas. Se já inseriu o número de páginas, a contagem de páginas é exibida na parte superior ou inferior da página, ao lado do número da página. Se não inseriu o número de páginas, a contagem de páginas é inserida no local onde seu cursor está no documento.

O número de páginas e a contagem de páginas são úteis para mostrar aos leitores sua localização no documento. Primeiro insira o número das páginas e depois a contagem de páginas. Em seguida, acesse o cabeçalho ou rodapé e digite "de" entre os dois números. Se um leitor estiver na página dois de um documento de cinco páginas, ele vê "2 de 5" no cabeçalho ou rodapé da página.

Para excluir um número de página, acesse o cabeçalho ou rodapé do documento e exclua os números das páginas.

 

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=83321&topic=1361464&ctx=topic

Google Docs


A nova versão do Google Docs permite visualizar o documento em dois formatos diferentes: visualização paginada e visualização compacta. Com estes dois formatos de visualização, você pode ter uma ideia melhor de como será a aparência do documento impresso.

A configuração padrão para o documento é a visualização paginada. Para alterar a visualização de seu documento, clique em Visualização, aponte o mouse para Visualização de documento e selecione uma destas duas opções: Paginado ou Compactar.

A visualização "Paginado" exibe o documento dividido em páginas. Os cabeçalhos, rodapés e as margens entre as páginas são exibidos neste modo de exibição, imitando um documento impresso.

Na visualização "Compactar", os cabeçalhos, os rodapés e as margens entre as páginas permanecem ocultos. Em vez de com uma quebra no documento, o final de uma página é marcado com uma linha horizontal.

Quando você alterar a visualização do documento, sua configuração será salva para que, na próxima vez em que abrir qualquer documento, esta seja a opção padrão. A visualização do documento que você selecionou não afeta o modo como os colaboradores veem o documento.

Impressão e paginação

Quando você selecionar a visualização paginada, o documento terá aparência semelhante à versão impressa. Você pode imprimir o documento clicando no menu Arquivo e selecionando Imprimir. No Chrome, o documento será impresso exatamente como você o vê em sua tela. Se estiver imprimindo a partir de outro navegador, como o Firefox ou o Safari, selecione Arquivo > Imprimir para fazer download de uma cópia em PDF para impressão.

Para ajustar o tamanho da página do documento na visualização paginada e na cópia impressa, clique no menu Arquivo e selecione a configuração de Página.

Se estiver usando a visualização compacta, cada linha horizontal indica uma quebra de página; esta visualização exibe cada página como se fosse uma cópia impressa.

Notas de rodapé e paginação

A visualização paginada exibe notas de rodapé da mesma forma como elas serão impressas na parte inferior de uma página. Para ver uma nota de rodapé, clique duas vezes no número da nota de rodapé no corpo do documento.

A visualização compacta exibe os números de nota de rodapé no corpo do documento, mas oculta a nota de rodapé na parte inferior de cada página. Se você inserir uma nota de rodapé no modo de visualização compacta, o modo será automaticamente alternado para a visualização paginada.

Como inserir uma quebra de página

Ao editar um documento, você pode inserir uma quebra de página para começar a trabalhar na próxima página. Isso é útil se você quiser separar uma ideia, um texto ou uma imagem do texto em seu documento.

Para inserir uma quebra de página, clique no menu Inserir e selecione Quebra de página. Você pode remover uma quebra de página, assim como remove qualquer conteúdo. Basta destacar a quebra de página e pressionar a tecla 'Delete' ou 'Backspace' no teclado.

 

 

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=1252622&topic=1361464&ctx=topic

 

Google Docs


Se deseja ver seu documento sem a barra de ferramentas ou menus no caminho, agora você pode visualizá-lo no modo "Controles compactos". Veja como:

  • Para controles compactos, acesse o menu Visualizar e selecione Controles compactos ou use a tecla de atalho do teclado Ctrl + Shift + F.
  • Para o modo de tela inteira, acesse o menu Visualizar e selecione Tela inteira.

Para retornar ao modo de visualização normal, pressione a tecla Esc ou Escape.

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=99753&topic=1361464&ctx=topic

 

Google Docs

 

Para inserir uma imagem no seu documento:

  1. Clique no menu suspenso Inserir, na barra de ferramentas, e selecione Imagem....
  2. Dependendo de qual imagem você quiser adicionar ao documento, selecione uma das seguintes opções:
  • Upload: escolha uma imagem do seu computador e clique no botão Fazer upload.

  • URL: digite o URL de uma imagem da web e clique em Selecionar.

  • Pesquisa de imagens do Google: digite um termo de pesquisa para encontrar uma imagem usando a Pesquisa de imagens do Google e clique em Pesquisar imagens.
  • Álbuns do Picasa: escolha uma imagem de um de seus Álbuns do Picasa e clique em Selecionar.

  • Banco de fotos: pesquise o arquivo no banco de fotos e selecione uma imagem.

3. Depois de encontrar o que estava procurando, clique na imagem e no botão Selecionar.

Para excluir a imagem do documento, pressione Ctrl+X ou clique no menu Editar e selecione Recortar. Você também pode clicar na própria imagem e pressionar a tecla Delete.

Você poderá adicionar imagens de qualquer um destes tipos de arquivo: .gif, .jpg e .png

Imagens devem ter menos de 2 MB.

Arrastar imagens de seu computador ou da web

Você pode arrastar imagens de seu computador ou de um website para seu documento do Google. Simplesmente clique na imagem que gostaria de adicionar e arraste-a para o documento. Pode levar alguns instantes para que a imagem apareça em seu documento.

Lembre-se: você só pode arrastar imagens com tamanho menor que 2 MB e que sejam arquivos de um destes tipos: .gif, .jpg e .png.

 

 

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=97447&topic=1361463&ctx=topic

Google Docs


Às vezes, é útil ter uma cópia impressa de um documento, por exemplo, caso precise entregar um relatório ao seu gerente ou professor.

Imprimir no Google Chrome

Quando você imprime a partir do Google Chrome, seu documento é impresso exatamente como é exibido no Google Docs. Por essa razão, não há a opção Visualizar impressão. Quando seu documento estiver pronto para imprimir, siga estas etapas:

  1. No documento que você deseja imprimir, selecione Arquivo > Imprimir.
  2. A caixa de diálogo da impressora e as configurações da impressora são exibidas.
  3. Quando estiver pronto, selecione o botão Imprimir.


Visualizar impressão e imprimir no Firefox ou Safari

Para visualizar seu documento antes de imprimi-lo, acesse o menu Arquivo e selecione Visualizar impressão. Uma visualização do documento impresso é gerada. Se você gostar do que vê, vá para a etapa seguinte para imprimir o documento. Ou pode voltar para a edição.

Para imprimir um documento em Firefox ou Safari, siga as seguintes etapas:

  1. No documento que você deseja imprimir, selecione Arquivo > Imprimir.
  2. Um arquivo PDF contendo seu documento é baixado automaticamente. Quando o download terminar, abra o arquivo PDF.
  3. Em seu leitor de PDF, acesse o menu Arquivo e selecione Imprimir.
  4. A caixa de diálogo da impressora e as configurações da impressora são exibidas.
  5. Selecione o botão Imprimir.

Você também pode fazer o download de um documento em outro formato de arquivo e depois imprimi-lo. Para fazer download de um documento, siga estas etapas:

  1. Em seu documento, vá para o menu Arquivo e navegue até Fazer download como...
  2. A partir do sub-menu Fazer download como..., selecione o formato de arquivo desejado para fazer download de seu documento.
  3. Encontre e abra o arquivo baixado para seu computador.
  4. Imprima o arquivo baixado.

 

Fonte: http://support.google.com/docs/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=50089&topic=1361464&ctx=topic

 

 

Chromecast, 3 Versões no Brasil

Leia mais...

O App Essencial para o Android

Leia mais...

YouTube Suspende Conta de Trump

Leia mais...

O Google Mais Seguro

Leia mais...

O Indie Game Festival Anuncia Vencedores

Leia mais...